A chegada do Windows 10 está para breve, e com ele chegará a assistente digital Cortana (que a MS também quer levar às plataformas concorrentes.) Como sempre, a verdadeira questão é: poderemos falar com ela em Português? E a resposta não parece ser muito atractiva para os utilizadores de Portugal.
No lançamento no próximo dia 29 de Julho, a Microsoft disponibiliza a Cortana em sete países: EUA, Reino Unido, França, Itália, Alemanha, Espanha e China. Mas a MS está já a preparar uma expansão a mais países nos próximos meses, que incluem o Japão, Austrália, Canadá (inglês e francês), Índia (inglês), México e... Brasil.
A chegada da Cortana ao Brasil poderia sinalizar uma boa esperança de que em breve pudesse contemplar Português de Portugal, mas parece-me que o que poderá acontecer é precisamente o oposto. É que a MS optou (e bem, na minha opinião) em adaptar a Cortana à realidade cultural de cada país. A Cortana no Japão terá uma "personalidade" diferente da que terá nos EUA, e isso faz com que a Cortana no Brasil seja ainda mais brasileira do que uma assistente digital que ainda se pudesse "disfarçar" para utilizar em Portugal.
Falta ainda saber se, ao menos, a Microsoft dará a oportunidade aos utilizadores portugueses de, mesmo estando em Portugal, poderem optar por usar o Cortana em inglês como se estivessem nos EUA - coisa que na Xbox não é possível (ao escolher a região como Portugal, deixamos logo de ter a possibilidade de definir a língua do sistema ou reconhecimento de voz em inglês - opção que ainda agora me causa enorme confusão, pois prefiro jogar os jogos em inglês.)
Bem... em breve descobriremos tudo que há para saber sobre a Cortana no Windows 10 final... mas quanto a podermos falar com ele, parece-me que será uma das funcionalidades que não terá qualquer impacto para os utilizadores Portugueses.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)