2015/08/27

Coin 2.0 ganha NFC e compatibilidade EMV


O Coin é o cartão que queria acabar com todos os cartões bancários, podendo ser programado para adoptar a identidade de qualquer um deles; mas o seu trajecto tem sido problemático, com longos atrasos, que fizeram com que só este ano começasse a ser enviado para (alguns!) investidores. E agora, vindo do nada, chega a notícia que afinal já não vamos ter o Coin... mas sim o Coin 2.0, com NFC e pagamentos wireless.

A notícia é boa, pois este Coin 2.0 resolve o maior problema do Coin 1.0, que era a sua capacidade para replicar apenas cartões com fita magnética, deixando de fora os cartões com chip, que por cá representam a totalidade dos cartões bancários. Com o Coin 2.0, passa a ser possível replicar também esses chips, e usar o Coin para fazer pagamentos wireless. Outra boa notícia é o facto de todos os que investiram no Coin original irão receber um destes novos cartões melhorados gratuitamente - quando eventualmente começarem a ser enviados... coisa que poderá acontecer só para o próximo ano.

Mas... tirando isto, há também muitos pontos negativos sobre a forma como os criadores do Coin têm gerido toda a sua campanha e processo de desenvolvimento. Eu sou uma das pessoas que "comprei" um Coin, e depois de todos os atrasos, a única coisa que recebi foi a informação de que por agora (no início do ano) não estavam ainda a enviar os cartões para os compradores internacionais.

Agora, esta notícia do Coin 2.0 surge, não por informação directa enviada por eles aos milhares de pessoas que compraram os seus cartões (muitos deles ainda à espera de os receberem), mas sim através de outros sites na internet - e novamente, sem darem qualquer informação quanto a datas concretas sobre quando se poderá vir a receber este cartão... que já vai quase com dois anos de atraso.

Custaria assim tanto um email ocasional a dar um ponto da situação?...

1 comentário:

  1. Mesmo que facada, não custava mesmo nada uma palavra aos investidores.

    ResponderEliminar