2015/08/18

Samsung quer criar rede de internet mundial com 4600 satélites


O desejo de ter uma rede global de distribuição de internet a nível mundial é a próxima grande fronteira que permitiria ultrapassar os operadores tradicionais, e também a Samsug está interessada nisso. A sua ideia, é usar 4600 satélites que permitiram levar internet de alta-velocidade a qualquer ponto do planeta.

Praticamente todos os gigantes da internet andam a investigar formas de levar a internet a todo o mundo. O Google vai adiantando o passo com o seu projecto Loon que usa balões; o Facebook vai tentando recuperar o tempo perdido usando drones com painéis solares que se poderão manter no ar durante semanas ou meses. Mas a Samsung aponta ainda mais alto, e propõe a utilização de uma rede de 4600 micro-satélites em órbita.

A Samsung não é a primeira empresa interessada em criar uma rede de internet via satélite, sendo que os principais factores impeditivos de tal empreendimento são... o custo. Mesmo considerando que se tratam de micro-satélites, o custo de colocar 4600 satélites em órbita é extremamente avultado, a não ser que sejam desenvolvidas formas mais económicas de enviar carga para o espaço.

Ainda assim, estes micro-satélites teriam a capacidade para movimentar 1TB de dados por segundo, usando múltiplas frequências de rádio, e ficariam numa órbita baixa que permitiria diminuir a latência para valores aceitáveis (muito inferiores aos "pings" que se teriam para satélites em órbita geo-estacionária.)

Infelizmente, por agora não passam de (boas) intenções sem qualquer prazo de concretização estabelecido... Pelo que não esperem ver uma rede deste tipo a rodear o nosso planeta nos próximos anos.

1 comentário:

  1. chamem-lhe teorias da conspiração mas cada vez mais acredito em algo ao estilo da skynet

    ResponderEliminar