2015/09/27

Glowforge - a impressora laser 3D que corta e grava


A Glowforge é uma impressora laser "3D", mas não no sentido das impressoras 3D que poderão estar a pensar - embora isso não signifique que não nos faça sentir vontade de ter uma.

Chamar impressora 3D a esta Glowforge será mais uma manobra de marketing do que outra coisa. Na verdade seria mais realista chamar-lhe de plotter laser, de corte e gravação, pois é isso que faz... e muito bem, ao que parece, pois conta com um sistema de visão e autofocus do laser que promete manter o sistema sempre focado e alinhado independentemente da variação na altura do material a cortar/gravar.

Há vários projectos que têm tentado facilitar o acesso a máquinas deste tipo, mas com a Glowforge a funcionar a laser, torna-se numa proposta que permite fazer trabalhos de elevada precisão, cortando dezenas de tipos de materiais (cartão, tecidos, acrílico, borracha, silicone, e até chocolate, entre outros); e fazendo gravação nesses e muitos mais (incluindo vidro, mármore, cerâmica, titânio, aço, alumínio, etc.)

Será impossível ver o vídeo de apresentação que se segue e não ficar logo com algumas ideias de coisas em que se poderia dar-lhe uso, mas infelizmente a Glowforge tem um preço que - tal como as impressoras 3D - ainda a coloca fora do alcance da maioria dos utilizadores "domésticos", com preços a começar nos $1995 e indo até aos $3995 para a versão "profissional" para uso intensivo.

2 comentários:

  1. Olá.
    Um problema inusitado com o meu leitor de emails, Outlook e com a newsletter do aadm. Até há bem pouco tempo recebia nl "Myblogs" e fazia a tranferência "manual" das imagens. Tudo corria bem e conseguia ler, com todo o agrado a aadm.
    Nas últimas vezes que faço isso (não sei precisar desde quando.... pode ser já faz tempo porque estive um pouco afastado do computador por problemas pessoais) o Outlook abre uma janela de diálogo e dizer que está a tentar fazer o contacto com os feeds... a tal ponto que bloquia sistemativcamente o Outlook. A solução é muitas vezes reeniciar o programa... e ver as notícias diretamente do aadm!
    Alguma ideia do que se pode estar a passar e o qwue se pode para resolver o assunto, caro Carlos Martins?
    Antecipadamente o meu obrigado e parabéns pelo excdlenete trabalho. CS

    (desculpa a duplicação da mensagem noutro blog!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Houve alteração no serviço de feeds... Podes tentar reactualizar a subscrição por email com o novo feed para ver se ajuda.

      Eliminar