2015/10/31

A matemática por trás da forma do DNA


O DNA (ADN) é o programa responsável por construir as mais complexas máquinas biológicas que conhecemos (nós). Mas, porque motivo adopta o curioso formato de uma espiral dupla?

Em matéria de eficiência, nada chega aos milhares de milhões de anos de evolução, em que a Natureza teve tempo para experimentar todo o tipo de possibilidades e variações, e onde só as melhores soluções foram resistindo ao teste do tempo.

No caso do DNA, é incrível pensamos que cada uma das nossas células contém uma cópia deste "programa" com mais de 3 mil milhões de pares que, se fossem desenrolados mediriam mais de 1.8 metros, mas que graças ao seu formato conseguem ser guardados em células com menos de 10 microns de tamanho (e ainda temos que considerar que lá pelo meio há muito DNA que é considerado "lixo" deixado pelos milhões de anos de evolução - um pouco ao estilo dos comentários que os programadores vão deixando nos seus programas quando aproveitam uns blocos de uns projectos para os outros.)

Mas, nada como ver e ouvir algumas das explicações matemáticas sobre os motivos que levam o nosso DNA a ter a forma que tem.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)