2015/10/21

Apple lança iOS 9.1 com novos emoji e Live Photos mais inteligentes


Os utilizadores com iPhones e iPads já podem apressar-se a instalar o novo iOS 9.1, que chega com a habitual dose de correcções e melhoramentos, e que desta vez inclui uma mais completa selecção de emoji e um sistema que evita live photos embaraçosas.

Depois do 9.0.1 e do 9.0.2, a Apple opta por dar o salto para o iOS 9.1, o que faz prever uma maior quantidade de modificações do que as que foram feitas anteriormente - ou talvez o desejo de se distanciar dos bugs que estavam a ser reportados relativamente ao iOS 9.0.2, de coisas como funcionamento errático do touchscreen, processo de actualização de apps que ficava encravado, etc. (mas há quem diga que alguns destes problemas também aconteciam no 9.1 beta... pelo que teremos que esperar para ver.)



Entre as novidades mais visíveis do iOS 9.1, estará uma colecção mais abrangente de emoji, que será do agrado dos fãs desta forma de comunicação visual (que agora até passa a ter símbolo de cachorros quentes e um unicórnio); e uma correcção para as Live Photos.

As Live Photos são as fotos animadas que guardam alguns segundos "de vídeo", mas que fazem com que os utilizadores que baixam o iPhone imediatamente após tirarem a foto fiquem com uma foto animada que mostra esse movimento de baixar o aparelho. Com o iOS 9.1, o sistema detecta se o utilizador está a baixar o iPhone e termina imediatamente a captura da Live Photo por aí.

Para além disso, esta actualização promete melhorias a níveo do CarPlay, melhor desempenho na secção de trocar de app, e muitas "correcções de bugs". Vamos esperar que no meio de tudo isto não tenham criado mais alguns...

Actualização: como era esperado, o iOS 9.1 também fecha a porta ao jailbreak do Pangu.

2 comentários:

  1. as live photos ficam disponíveis no iPhone 6? ou é só do 6S?
    parece ser algo de software, deverá estar disponível no 6 não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certamente poderia ser simulado via software, mas poderá também ter hardware implicado. É que está a fazer "vídeo" na resolução total do sensor, e há poucos sensores que aguentem a sua resolução total a 30fps (neste caso, 12MP).

      Eliminar