2015/10/15

Teslas recebem actualização com modo de piloto automático


Enquanto uns fabricantes se vão preocupando em recuperar do software fraudulento que usavam para enganar as emissões; outros vão lançando actualizações que aproximam os seus automóveis dos carros do futuro em que não será preciso por as mãos no volante.

Actualização: e já está a pregar sustos aos condutores.

A Tesla já tinha prometido que estava para breve a chegada de uma actualização que tornaria os seus automóveis "semi-autónomos", e aqui está ela. Ainda rotulada como versão beta, e com o aviso de que os condutores deverão manter as mãos no volante, este modo auto-pilot dá aos seus automóveis a capacidade de conduzirem de forma autónoma tanto em auto-estradas a ritmo de cruzeiro, como também no pára-arranca - mesmo que os condutores tirem as mãos do volante (coisa que não deveriam fazer.)


Na prática acaba por ser o equivalente aos sistemas que encontramos nalguns topo de gama da Mercedes, BMW, etc. que também já são capazes de seguir o traçado da estrada e manter as devidas distâncias de segurança para os outros veículos, mas que por cá contam quase sempre com sensores no volante para garantir que o condutor mantenha o contacto com ele, mesmo que não esteja a "conduzir".

A parte mais interessante nos Tesla, é que esta capacidade chega via uma actualização: o tipo de coisa que raramente estamos habituados a ver nos automóveis (e que bem necessária seria, especialmente a nível de manter mapas actualizados dos sistemas de navegação, por exemplo.)

Se achamos ridículo que nos Android se fique sem actualizações oficiais para a maioria dos dispositivos, o panorama não me parece que seja muito melhor quando transposto para as plataformas automóveis. A diferença é que com a corrida para os carros verdadeiramente autónomos, estaremos perante uma total revolução no sistemas de transportes, e o mais provável é que daqui por uma década todos estejamos dependentes de frotas de veículos do Google, Uber, Tesla  (e Apple?), para os quais só temos que nos preocupar em dizer a que horas queremos estar no destino - e nesse caso, todas as questões de manutenção e actualizações passam a ser irrelevantes para os utentes.


2 comentários:

  1. Uma informação extra, sabem quanto cobram as marcas apenas por atualizar os mapas do computador de bordo, mapas esses que se comprados com um GPS portátil podem ter atualizações gratuitas? Nem queiram saber, mas se precisarem perguntem primeiro antes de autorizar ou a coisa ainda fica mais cara que a revisão do carro.

    ResponderEliminar
  2. Se quiserem ver um vídeo sobre isto, aqui está: https://www.youtube.com/watch?v=4CZe5DXeYzw&feature=em-share_video_user

    ResponderEliminar