2015/10/15

App do Facebook para iOS abusa do processamento em background mesmo estando desactivado


As acusações sobre o consumo excessivo de bateria provocado pela app do Facebook não são nada de novo, e com o novo iOS 9 essas acusações parecem ganhar novo alento e com maiores indícios sobre a "prova do crime".

O iOS demorou bastante tempo até permitir que as apps se pudessem manter em execução em background, e quando o fez, fê-lo de forma bastante limitada e apenas para algumas funções específicas (como media streaming, navegação, chamadas VoIP, terminar uploads, etc.) Era uma forma de evitar que as apps abusassem desses privilégios e dessem má-fama ao iOS (como muitas vezes acontecia no Android no caso de apps mal programadas), mas isso não evita que algumas apps continuassem a abusar desses privilégios indevidamente... e uma delas parece ser a app do Facebook.

São muitos os utilizadores que se queixam do consumo exagerado provocado pelo Facebook, e agora que o iOS 9 mostra o consumo das apps discriminado entre utilização em primeiro plano e em background, isso parece ficar mais que demonstrado - mesmo quando se tem desactivado o modo de background app refresh.



A app do Facebook não tem qualquer motivo para ficar a funcionar em background quando se desactiva o "background app refresh", que lhe permitiria ir actualizando as suas informações  - mas mesmo assim é o que está a acontecer. E para o fazer a app tem recorrido a técnicas criativas como tocar música "silenciosa", assim justificando a sua vontade de permanecer activa em background.

Ainda faltará comprovar estas suspeitas de forma tecnicamente válida, mas sem dúvida que nos faz pensar se se justifica usar uma app que recorre a este tipo de artimanhas para se manter activa mesmo quando um utilizador não a está a usar. A recomendação mais comum tem sido simples: desinstalar a app do Facebok e passar a utilizar o Facebook no browser, sendo que a versão mobile do site do Facebook é bastante funcional e desenrasca perfeitamente.

... E embora neste caso este problema diga respeito à versão para iOS... facilmente se imagina que tipo de abusos a app fará no Android, que lhe dá ainda mais liberdades a nível de multitasking.

3 comentários:

  1. Eu acabei mesmo por apagar a aplicação e sempre que quero aceder ao facebook faço-o pelo Safari.

    ResponderEliminar
  2. Não é a única app a ter comportamento no mínimo idiota, algumas da Google também, mesmo estando desativadas porque não é possível desinstalar continuam a dar erros e fc em background.

    ResponderEliminar
  3. Não é a única app a ter comportamento no mínimo idiota, algumas da Google também, mesmo estando desativadas porque não é possível desinstalar continuam a dar erros e fc em background.

    ResponderEliminar