2015/11/13

Análise ao Bluboo Xfire


A Bluboo é uma das marcas que mais interesse tem gerado (em virtude do muito aguardado Xtouch), mas hoje vamos espreitar aquele que é o modelo que atraiu as atenções por se poder comprar por menos de 40 euros, o Bluboo Xfire.

O Bluboo Xfire



Comecemos já por esclarecer a questão do preço. Embora o Bluboo Xfire possa ser apanhado em promoção ao tal preço de 39 euros, o seu preço habitual é de 71 euros (já num armazém europeu). Ainda assim, é um valor onde não se encontram muitos candidatos que igualem as suas características. O Xfire é um smartphone com ecrã de 5" (960x540 - LCD IPS), CPU MT6735 quad-core, 1GB RAM, 8GB Flash, câmaras de 8MP e 5MP, 4G, dual SIM, microSD, bateria de 2750mAh, e Android 5.1 sem "extras".




Para um smartphone nesta gama de preços não podemos esperar grandes luxos, mas isso não impede que o Xfire tenha uma construção bastante decente e que não deverá ter problemas a resistir a alguns abusos. A capa traseira é amovível, o que permitirá ser trocada caso comece a ficar demasiado riscada (ou "engordurada", pois o plástico utilizado parece ter uma atracção pela sujidade.)


A câmara



O Bluboo Xfire vem com uma câmara de 8MP, mas não deixem que isso vos engane. Este é um exemplo que demonstra perfeitamente que o número de megapixeis não é garantia de qualidade de imagem. As fotos que se seguem podem até parecer decentes vistas em dimensão reduzida... mas basta espreitar os pixeis um pouco mais de perto para ver que a qualidade está longe do que seria desejável. Ainda assim... temos que nos relembrar que estamos a falar de um smartphone de 70 euros...






Em funcionamento



Estando habituado a experimentar os topos de gama que vão saindo, regressar ao extremo oposto da escala é sempre uma experiência que acho bastante curiosa (não que seja novidade - durante muito tempo fui sofrendo com o que o velhinho Sapo A5 podia ir fazendo...) Felizmente, mesmo com um smartphone que agora custa menos de metade de um Sapo A5, as coisas funcionam bem melhores - e temos acesso ao Android 5.1, que ainda se poderá considerar "recente".

[o "barato" faz-se sentir nas prestações...]

Dito isto, não há como não notar as hesitações que se fazem notar em bastante locais; hesitações que ainda assim poderão ser facilmente toleradas tendo em conta o custo deste smartphone. Menos fácil de tolerar será o facto do ecrã se recusar a detectar mais de dois toques em simultâneo e ter dificuldade a reconhecer gestos tipo "pinch-to-zoom" (não se se poderá ter a ver com a película de protecção de ecrã que vem instalada de origem, e acompanhada por um protector adicional).

Do lado dos pontos positivos, mesmo para um dispositivo de baixo custo, encontramos funcionalidades que se podem activar, como o double tap para acordar o smartphone, ou definirmos gestos para acesso rápido a diferentes funções (câmara, música, etc.), que podem ser desenhados no ecrã mesmo com o smartphone com o ecrã desligado.




Apreciação Final



Não estando ao corrente das ofertas nesta gama de preços, este Bluboo Xfire obrigou-me a ir procurar pelas possíveis alternativas na gama inferior aos 100 euros, e constatar que a escolha não é muita. Nas marcas mais conhecidas nem sequer se encontra nada nesta gama de preços, e o pouco que se encontra são de mais algumas marcas chinesas, com características idênticas.

Este é um smartphone que nos faz imaginar quanto mais os preços poderão baixar para um smartphone que permita uma utilização razoavelmente confortável sem grandes frustrações. Mas embora o seu principal argumento seja o preço (71 euros - ou menos, se apanharem uma promoção), a verdadeira questão será decidir se ficarão melhor servidos com um smartphone como este por 70 euros... ou por um outro, bem mais potente, por mais 50 ou 60 euros.

Tudo se resumirá ao que "custará" a cada um arranjar mais uns euros. Se 50 ou 60 euros extra poderão ser um valor aceitável para alguns, é preciso relembrar que percentualmente se está a falar de quase o dobro do preço deste Xfire, e haverá muitos para quem essa diferença seja demasiado para poder ser considerada. E se for esse o caso, então não há muito que pensar, pois não terão muitas alternativas.

Daí que, mesmo se a minha recomendação será a de que tentem fazer mais um esforço para poderem atingir o patamar seguinte dos smartphones chineses (eventualmente um Bluboo Xtouch), o preço deste Xfire faz com que o mesmo se torne num campeão dos preços baixos, merecendo um:



Bluboo Xfire
Quente


Pros
  • Preço reduzido
  • Android 5.1
  • Dual SIM + microSD

Contras
  • Qualidade da câmara
  • Touchscreen com dificuldade em reconhecer multitouch

Galeria de imagens










4 comentários:

  1. Nessa gama de preços existe o DOOGEE X5 Pro 4G que duplica em praticamente tudo no que toca a características e mantem o preço desse bluboo.

    http://m.gearbest.com/cell-phones/pp_234310.html

    Só é pena não existir no armazém europeu na gearbest. Se alguém souber onde comprar em armazém europeu...

    ResponderEliminar
  2. Podes comprar na Powerplanetonline, com dois anos de garantia. http://www.powerplanetonline.com/doogee/doogee-galicia-x5-4g-16gb

    ResponderEliminar
  3. entao se calhar mais vale ir para algo a volta dos 100E?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim... mas será uma questão de tempo. Já começam a chegar smartphones mais "actualizados" a preços sub-100 euros.

      Eliminar