2015/11/10

Apple já faz descontos nos iPhones na Índia


Há muito que temos vindo a dizer que será inevitável que a Apple tenha que rever os preços que pratica, e parece que afinal isso já está a acontecer, mas do outro lado do mundo. Na Índia, depois de uma redução de preço do iPhone 6S, há agora novos incentivos com redução de preço significativa na troca de iPhones antigos pelos novos.

Os mercados ocidentais vão tendo cada vez menos expressão face a países como a China e Índia, ambos com mais de 1.2 mil milhões(!) de habitantes, e não há marca que não queira por lá cimentar a sua posição. No caso da Apple na Índia, a coisa parece não estar fácil, pois o novo iPhone 6S tem preços que começam nos 875 euros e vão até aos 1300 euros. Valores que seriam caros por cá, mas se tornam ainda mais proibitivos por lá.

Esse preço excessivo fez com que depressa o iPhone 6S mais barato baixasse para os 788 euros (uma redução incomum para produtos da Apple, ainda para mais para um iPhone acabado de lançar); e agora a Apple procura reacender o interesse nos novos iPhones com uma campanha de trocas que pode baixar este preço ainda mais, oferecendo até 480 euros por iPhones antigos na compra de um iPhone 6S (e complementadas por ainda mais ofertas em descontos extra e cupões para compra de acessórios.)

São medidas incomuns vindas da Apple, mas que vêm demonstrar que a Apple está consciente de que os preços dos seus iPhones começam a ser problemáticos (isto é, ainda mais do que sempre foram.) Sem dúvida que, tal como foram capazes de reagir às exigência do mercado de se terem smartphones com ecrãs de maior dimensão, também terão estratégia para enfrentar este novo problema. Uma das opções que me parece bem interessante - mesmo que possa não funcionar para todos os mercados - é o programa de "leasing" que permite que os utilizadores troquem de iPhone todos os anos, pagando apenas uma mensalidade (ou ficando com o iPhone escolhido ao final de 2 anos.)

Penso que no futuro, este tipo de programas virá a tornar-se no principal elemento diferenciador entre as marcas, e que será usado para tentar "agarrar" os clientes a longo prazo. É que, a nível de preço de equipamentos... está mais que visto que as novas marcas chinesas não vão dar qualquer hipótese às marcas que quiserem praticar os preços tradicionalmente elevados.

1 comentário:

  1. Mesmo os topo de gama dos seus portáteis e desktop estão ainda mais caros do que estavam há uns 5 anos, pelos menos mais uns 200/300€ mais caros.

    ResponderEliminar