2015/11/12

Google "About me" serve de centro para dados pessoais e dá novo corte no Google+


O Google continua a desintegrar o seu Google+, e agora é vez de lhe tirar mais um dos seus pontos centrais: o da gestão da informação pessoal de cada utilizador, que passa para uma nova página dedicada "About me".

As coisas parecem ficar cada vez mais complicadas para o Google+, que aos poucos vai vendo desaparecer as coisas que mais fariam sentido ficarem associadas a ele, como é o caso da gestão centralizada de toda a identidade de um utilizador Google - coisa que agora passa a estar disponível numa nova página About Me.

Esta é uma página que agrega a informação que normalmente estaria espalhada por vários locais, dependendo dos serviços a que dão uso, e que inclui coisas como os emails e telefones que têm associados, morada, sites que tenham ou para os quais contribuam, em que escolas andaram, onde trabalham, etc. etc. Alguma desta informação poderá estar disponível de forma pública, outra só será visível para vocês, dependendo das opções que definiram.

Como é frequente no Google, é também uma página que nos chega em autêntica versão "beta", como se alguém no Google se tivesse fartado de esperar e exigisse que fosse lançada assim e "acaba-se mais tarde". Temos coisas curiosas como o facto da página só nos dar acesso à nossa própria informação (não podemos ver a informação pública de outros utilizadores - ou sequer de ver como é que os nossos dados serão vistos por outros); ou até detalhes como o facto de, ao se tentar editar a data de nascimento, se ser convidado a dar um salto à (outra) página da conta do Google, onde se poderá fazer essa edição.

Uma coisa é certa... com esta vontade de desintegrarem o Google+, parece-me que em breve não restará nada que justifique que continue a existir.

4 comentários:

  1. penso que eles já desistiram do G+ e estão a tirar coisas do produto para o piorar e os utilizadores não o usarem mais e quando o fecharem haver menos onda de indignação.

    ResponderEliminar
  2. O que me parece é que a ideia será transformar o G+ no tal produto Streams. Esta página parece que servirá para agregar todos os serviços à volta de um perfil que por agora só existe no G+.
    Não acharia estranho se os eventos desaparecessem para estar integrados no Calendário e que as Pessoas se juntem com os Contactos. O Google tem serviços duplicados sem necessidade nenhuma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É exatamente isto que está a acontecer. Aliás, o G+ vai ser atualizado em breve. já há muito que se fala de reestruturar o G+ como sendo o seu próprio serviço, opcional para todos os utilizadores Google tal como são os outros produtos todos. Gostava que no AadM não se seguisse o bandwagon de dizer que o G+ está para morrer mas pronto. What can you do.

      Eliminar
    2. Será uma questão de semântica... podes chamar-lhe reestruturação, mas a verdade é que o G+ enquanto serviço agregador e central de todo o Google está, para todos os efeitos, morto (e já vem de antes da saída do Vic Gundotra.)

      Resta agora ver em que é que o G+ "reestrurado" irá consistir... se um simples feed de partilha de notícias ao estilo Twitter/FB wall, se algo mais...
      Vai depender de quanto mais o Google for removendo o que ainda lhe resta.

      Eliminar