2015/11/09

Google celebra 101º aniversário de Hedy Lamarr - actriz e inventora


O Google não deixou passar despercebido a 101º aniversário de Hedy Lamarr. Um nome que será imediatamente associado à actriz que fascinou Hollywood e o público durante décadas... mas que poucos saberão que também responsável por ter inventado um sistema que ainda hoje se utiliza em muitas das nossas comunicações: a técnica de saltar entre frequências.

Hedy Lamarr não era só aquilo que muito pensavam ser uma "cara bonita" do cinema. Para além de ser actriz tinha também um grande fascínio pelas invenções, tendo criado um sistema que permitia um controlo mais eficiente de semáforos. Mas seria a sua co-autoria do método "frequency hopping" que a viria a consagrar como inventora - mesmo se isso continuaria a passar despercebido ao grande público, para quem seria, para sempre, a actriz.

Durante a segunda guerra mundial, um dos problemas com os torpedos tele-guiados era a de que os inimigos podiam facilmente gerar interferências na frequência de controlo utilizada, impedindo o seu controlo. Lamarr e George Antheil, um compositor seu vizinho, começaram a imaginar um método de contrariar qualquer tentativa de interferência, e a solução foi este sistema de saltar de frequência. Em vez de manter o controlo do torpedo continuamente numa frequência, a mesma iria saltando entre diversas frequências de forma sincronizada entre o emissor e receptor. Para o inimigo, tornava-se muito mais complicado adivinhar que frequências estavam a ser usadas, e impraticável causar interferências em todas elas.

... Infelizmente, a Marinha dos EUA levantou entraves à utilização de tal sistema, que só viria a adoptar 20 anos mais tarde, quanto a patente já tinha expirado.

Temos no entanto que agradecer a Lamarr e Antheil, pois este mesmo sistema veio a tornar-se na base para muitas das tecnologias que usamos actualmente, como o GPS, WiFi, Bluetooth, e outras comunicações de rádio. E tudo porque uma célebre actriz de Hollywood decidiu meter mãos à obra para resolver um problema.



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)