2015/11/10

Google Maps ganha navegação e pesquisa offline


Actualmente, quem usa apps de navegação divide-se entre o uso de apps que necessitam do acesso à internet e aquelas que funcionam em modo offline. Mas o Google quer intrometer-se nessa equação, fazendo com que também a navegação no Google Maps funcione em modo offline.

Há muito que o Google mostrava o seu interesse no "offline". O Google Maps há muito que permite descarregar áreas de um mapa, e também permitia seguir uma rota em modo offline depois de ter sido inicialmente calculada com acesso à internet (e desde que não se desviassem muito do caminho projectado). Mas agora chega finalmente aquilo que se queria: a possibilidade de fazer pesquisas e calcular rotas sem qualquer ligação à internet.

O processo demorou a chegar, mas tem a vantagem de funcionar de forma "transparente" para o utilizador, que terá apenas que ter a preocupação de descarregar a área na qual deseja ter a funcionalidade offline, ao estilo do que já se podia fazer antes para descarregar secções do mapa. Basta pesquisar pela cidade ou área pretendida e seleccionar download, ou ir à secção das áreas offline nos settings e adicionar uma nova área clicando no "+".
Estes dados serão utilizados automaticamente pela app quando detectar que estão dentro da área abrangida e se não tiverem acesso a dados móveis, quer por não os quererem utilizar, quer por estarem numa zona sem cobertura; permitindo fazer todas as coisas que normalmente só estavam disponíveis com ligação à internet: pesquisas por estabelecimentos, navegação, e até informação do trânsito (com base no histórico para esse dia/hora).

É uma funcionalidade que há muito era pedida pelos utilizadores, e que assim poderão começar a dar menos uso às apps que ainda usavam para navegação offline (embora, se o objectivo for usar navegação offline 100% do tempo, provavelmente ainda continuará a ser mais prático usar uma app concebida de raiz para esse modo de funcionamento). Mas para aqueles casos em que só se pretende poupar dados ocasionalmente, este novo modo offline será certamente mais que suficiente para desenrascar.

Eventualmente, no futuro, o Google poderá usar os dados da nossa localização e eventos marcados no calendário para sugerir o download prévio de áreas do mapa que possam vir a ser necessários, de forma a poupar o consumo de dados mobile.

1 comentário:

  1. Para nós portugueses que temos um país pequeno e num instance estamos na outra ponta, é uma "shame" que não seja possível sacar todo o país para offline.

    ResponderEliminar