2015/11/16

Smart TVs da Vizio estão a fazer o tracking dos hábitos dos utilizadores

Não é a primeira vez que se levantam questões quanto aos potenciais abusos da nossa privacidade levados a cabo pelas Smart TVs, mas é mais um caso que nos relembra que os televisores já não são apenas um dispositivo no qual vemos aquilo que passa no ecrã - mas que também podem estar eles próprios a verem aquilo que fazemos.

Com Smart TVs equipadas com microfones e até câmaras, não demorou muito para que alguns utilizadores desconfiassem sobre o potencial de tais tecnologias para verdadeiros sistemas de vigilância ao domicílio. Neste caso da Vizio a coisa não chega a tal ponto, mas mesmo assim é suficiente para preocupar quem se preocupa com a sua privacidade. As suas Smart TV vêm com a opção de tracking activada de origem, e os dados recolhidos são cruzados com outras bases de dados para obter identificação adicional sobre os utilizadores, para serem vendidos a anunciantes.

A função em causa tem um nome de Smart Interactivity, cuja descrição mais parece ser um benefício para o utilizador (de programas interactivos e afins) do que aquilo a que realmente se destina: a de recolher dados sobre tudo aquilo que os utilizadores vêem e fazem.

Dados que incluem coisas como o endereço IP dos utilizadores, que pode ser utilizado para "enriquecer" a informação fornecida. Ou seja, vender-se o perfil de um utilizador que vê os canais X e Y a determinadas horas pode ter um interesse limitado... mas se se souber que esse utilizador passa várias horas por dia na Internet a pesquisar compras na Amazon, e está numa determinada faixa etária, esses dados começam a ser muito mais apetecíveis para os anunciantes que fazem publicidade direccionada.

... Depois de toda a polémica (que ainda decorre) sobre os adblockers nos browsers, parece que já temos que nos começar a preparar para o recurso a adblockers que bloqueiem todo o tipo de tracking em todos os dispositivos em nossa casa (incluindo aqueles que até recorrem a ultra-sons!)

7 comentários:

  1. Eu tenho a opinião as empresas fazerem tracking dos utilizadores para saberem o que nos fazemos na tv, SO ou qualquer dispositivo não é assim tão maus como pintam. a marca pode com essa informação por exemplo ver quais são as funções que utilizamos mais e tentar melhorar-lhas saber relatórios de erros e coisas desse género, para a empresa não passamos de um numero eles não nos conhecem.
    Por outro lado temos os governos como que nos espiam que á primeira vista pode ser péssimo mas a segurança que nos dá acho que é favorável na balança, como agora os ataques em paris que dizem que foram organizados com o chat da playstation por esta ser mt complicada de espiar se os governos espiassem talvez tinham evitado.
    Se nós não temos nada a esconder também não temos nada a nos preocupar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é mau, mas deviam informar os utilizadores de forma clara.
      Eu uso tudo o que é serviços da google e sei que fazem tracking.

      Deixem isso bem claro e se os consumidores tiverem confiança não se vão importar. Fazer as coisas pela porta dos fundos só antagoniza.
      O meu próximo PC vai ser Linux. :/

      Eliminar
    2. Jorge, isso é uma visão demasiado inocente das coisas. Este registo não está a ser feito para "ver os erros", são dados que a Vizio sabe o que valem e que está a disponibilizar a quem estiver disposto a pagar por eles (e que tendo o IP, permite ter uma ideia bem mais direccionada sobre quem poderá ser.)

      Quanto ao chat da PS4 não passa de mais desinformação (ao ponto do artigo já ter sido retirado). Basta referir que o chat na PS4 nem sequer tem encriptação... Estar a tentar lançar medo para o ar quanto ao meio de comunicação utilizado é completamente absurdo, mas é o que temos nos tempos que correm... (Como se não fosse simples usar qualquer outro método de comunicação).

      E quanto a não se ter nada a preocupar por não se ter nada a esconder, é também um dos argumentos com que se tenta justificar todos os abusos de privacidade ao ponto de muitos já o considerarem aceitável... quando na verdade não o é.

      Eliminar
    3. a verdade é que a própria Google também não diz de forma clara que faz tracking para fazer publicidade (por exemplo) e ninguém se queixa, já quando foi a Microsoft que começou para melhorar o Windows uii que foi o 31. Penso que hoje temos de dar como regra que estamos a ser rastreados, e se não o queremos temos de procurar por opções.

      Eliminar
    4. Aí lamento dizer-te, mas diz e de forma bem marcada. O que se passa é que as pessoas podem ter a memória curta e esquecerem-se daquilo que lhes passou à frente dos olhos ao criarem uma conta do Google (podes experimentar criar uma conta de testes, e verás.)

      Para além disso, ainda recentemente voltou a apresentar avisos a todos os que fazem pesquisas no Google, a informar das informações recolhidas e como são usadas (numa caixa que até me "chateou" por não dar para simplesmente ignorar - obrigando mesmo a aceitar.)

      Sim, podemos dizer que todos fazem tracking... a questão actual prende-se apenas com a forma como o fazem: se de forma transparente, se de forma encapotada.

      Eliminar
    5. Por acaso a própria Google é bastante clara que é assim que faz negócio...
      Já que esse É o modelo de negócio da Google!! Fazem 80% dos seus lucros com publicidade.

      A Microsoft faz-te pagar pelos produtos deles e ainda faz tracking para vender. O que para mim já é muito menos ético.

      Eliminar
    6. Não me agrada nada porque não sou ingénuo e sei muito bem que eles usam essas coisas mais contra nós do que a favor. Infelizmente não vivemos num mundo racional e nem os ataques terroristas como o de Paris são só culpa dos terroristas! Se eles quisessem mesmo acabar com o terrorismo e muito mais coisas bastaria acabarem com os bancos que aceitam contas secretas que servem para financiar o terrorismo e os paraísos fiscais. Mas esse tipo de medidas (as únicas que poderiam ser eficazes) não lhes interessam porque depois já não poderiam esconder o dinheiro que roubam! Mas a maioria das pessoas são ingénuas e deixam-se levar facilmente por sentimentos primários e primitivos e embarcam em patranhas como essa dos bombardeamentos irracionais da França contra o Iraque que só serve para atiçar ainda mais o fogo e matar milhares de inocentes! Portanto não me venham com tretas!

      Eliminar