2015/12/07

Chrome 48 vem com cast integrado e botões personalizáveis nas notificações

Ainda recentemente criticamos o desaparecimento do menu dedicado ao corrector ortográfico no Chrome 47, e eis que o Google já vai partilhando as novidades em que está a trabalhar para o Chrome 48.

Há muito que o Chrome ganhou a capacidade de apresentar notificações enviadas da web (uma funcionalidade que vai reduzindo as diferenças entre a web e as apps nativas), e no Chrome 48 os developers ganham funcionalidades acrescidas no que diz respeito a apresentar botões personalizados nas mesmas. Em vez de abrir ou ignorar uma notificações, podemos ter acesso a coisas como - como surge na imagem usada como exemplo - ter a opção de chamar um táxi numa notificação de que vai chover.

Continuando a aposta nos sistemas multi-screen e no Chromecast do Google (e outros dispositivos compatíveis), o Chrome 48 ganha também novas funcionalidades que permitem que um site possa entrar em modo de "apresentação", enviando os seus conteúdos para esses dispositivos - e deixando que o utilizador use o seu smartphone como controlo remoto para controlar a apresentação.

Também há outras novidades, como o suporte para o codec VP9 no WebRTC, que permite poupar metade da largura de banda em vídeo HD relativamente ao VP8 e H264; entre outras coisas. Por agora, são tudo coisas que estão disponíveis no Chrome 48 beta, e com chegada marcada para daqui por mês e meio à versão oficial. (E esperemos que lá pelo meio esteja o regresso do menu do corrector ortográfico. ;P)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)