2016/01/28

Chrome 48 ganha estabilidade e velocidade no iOS


Se experimentaram o Chrome no iOS e não ficaram convencidos, está na hora de lhe darem uma nova oportunidade. Com o Chrome 48 o Google fez inúmeros melhoramentos, e agora o Chrome está mais rápido e estável que nunca na plataforma da Apple.

O Google lançou nova actualização do seu browser Chrome e as maiores novidades estão na versão para iOS. O Chrome sempre se caracterizou por manter as diferentes páginas em processos separados, de modo a que um eventual problema numa das páginas não interferisse com as outras, mas no iOS isso era algo que só se tornou possível implementar com a chegada do iOS 8. Mas, a adaptação do Chrome no iOS para dar uso ao novo componente que permitia essa capacidade foi mais demorada e complicada do que se estava à espera, e só agora na versão 48 do Chrome para iOS é que isso fica finalmente concretizado.


O número de crashes no Chrome 48 para iOS foi reduzido em 70% face às versões anteriores; e adicionalmente resolve-se também o problema dos browsers de terceiros terem um desempenho substancialmente inferior na execução de javascript face ao Safari. Agora, o Chrome tem acesso ao desempenho total, tal como o Safari.

Como disse... caso não tivessem ficado convencidos, está na altura de lhe darem uma nova oportunidade. (Eu, desde sempre que tenho usado o Chrome no iOS como browser principal, e não tenho tido grandes problemas a utilizá-lo - sendo que a partir de agora será certamente ainda melhor.)


Ainda relacionado, o Google também passou a sua extensão Data Saver de compressão de dados a oficial (longe vão os tempos dos produtos Google eternamente beta) - mas curiosamente, parece que o fez depressa demais, pois há relatos de que a utilização da extensão poderá estar a provocar demora adicional no carregamento das páginas. Se estiverem a usar esta extensão e notarem coisas estranhas, será melhor desactivarem-na até que o Google verifique o que se passa.

O Google recomenda ainda que, quem estiver a notar problemas no Chrome (nos desktops) poderá correr o Chrome Cleanup tool, que procurará por software indesejado que poderá estar a causar esses problemas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)