2016/02/07

Carros do Google percorrem 5 milhões de quilómetros por dia... virtualmente


Para os carros autónomos todas as ajudas contam, e para o Google isso inclui milhões de quilómetros percorridos diariamente usando um simulador.

Os carros do Google já percorreram milhões de quilómetros em estradas reais, e isso dá ao Google uma dupla vantagem: não só tem a experiência ganha no momento, como regista todo o conjunto de dados para que posteriormente revisitá-los e simular o comportamento quando faz alterações ao seu software.

Por exemplo, se o Google fizer um ajuste à forma como o carro aborda as curvas, não necessita esperar que os carros saiam para a estrada para avaliar como é que essa alteração irá resultar. Graças ao seu simulador, os carros podem voltar a percorrer virtualmente todos os milhões de quilómetros de percursos já armazenados - e podendo fazê-lo de forma acelerada. Isto permite que diariamente o software de controlo dos carros do Google percorra quase 5 milhões de quilómetros.

Este foi precisamente uma das coisas que o Google fez recentemente, ao ajustar o método de fazer curvas à esquerda para proporcionar um maior conforto aos passageiros. Depois de feita a alteração, o sistema simulou uma nova passagem por todos os trajectos já feitos, medindo e analisando os resultados com base nas circunstâncias "reais".

O sistema permite também que os programadores tenham acesso a situações específicas, como cruzamentos, paragens em semáforos, ultrapassagens, entradas e saídas de vias rápidas, etc. Assim, sempre que for feita alguma alteração a uma rotina, podem imediatamente testar o resultado nas situações potencialmente mais problemáticas.


... Eu acho que só falta um pequeno pormenor que poderia dar ao Google informação ainda mais valiosa e numerosa. Só precisava de integrar este seu simulador com um jogo online tipo GTA V, e deixar que milhões de jogadores se aventurasse nas estradas virtuais do seu sistema. Só não garanto é que o estilo de condução dos jogadores fosse a mais aconselhável para ensinar o sistema, mas no pior caso seria o teste perfeito para a condução defensiva dos carros do Google. :)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)