2016/02/02

Windows 10 vem com Linux para correr apps Android?


Depois de ter desistido de correr apps Android no Windows Mobile, descobrem-se alguns indícios de que a Microsoft poderá estar a transferir essa funcionalidade para o Windows 10 nos desktops.

Foi com enorme tristeza que vimos a MS anunciar o fim do seu Project Astoria, que permitiria correr apps Android nos dispositivos Windows mobile (e assim poderia contornar o problema da falta de apps e abandono por parte dos developers). Mas agora descobriram-se alguns componentes estranhos de um sub-sistema Linux na última versão de testes do Windows 10 para desktops, que voltam a levantar suspeitas sobre essa possibilidade.

Os ficheiros descobertos na Build 14251 do Windows 10 faziam parte do Project Astoria para os windows mobile, e não se percebe bem a lógica de surgirem num Windows desktop. Entre as várias teorias temos a de que isto se deve a um simples erro; enquanto outros avançam com a possibilidade de estar relacionado com o suporte para "containers" - embora isso não explique porque motivo isto surge numa versão do Windows para utilizadores e não na versão para servidores.

Claro que também se pode tratar da tentativa de correr apps Android no Windows 10 desktop, embora não tenha grande lógica que isso fosse feito nos desktop e deixasse de fora os Windows mobile (onde inicialmente a MS pretendia que isso acontecesse). Enfim... teremos que esperar para ver, mas seria bom ver a MS a clarificar as suas intenções quanto a isto, pois tantas incertezas e indecisões não serão a melhor forma de convencer os developers a continuar a apostar na sua plataforma.

1 comentário:

  1. Quem disse que a Microsoft não faz aplicações para Linux? https://goo.gl/MIEg4X
    Há mais para android que windows mobile :D

    ps: android é linux.

    ResponderEliminar