2016/03/19
FTC avisa que uso de "spyware sonoro" sem consentimento dos utilizadores é ilegal
Da próxima vez que uma app pedir autorização para aceder ao microfone sem que tenha motivos para isso, cuidado. Pode trata-se de mais uma app que utilizar o SilverPush, um verdadeiro spyware sonoro.
Tal como o tracking de utilizadores é algo altamente apetecível para empresas e anunciantes na web, também o mesmo seria altamente atractivo no mundo real - se fosse possível. E é precisamente isso que o SilverPush possibilita, transformando os smartphones dos utilizadores em microfone capazes de detectar sinais sonoros de programas de televisão, para depois enviar para a internet informação sobre aquilo que o utilizador terá visto.
O SilverPush não chega a "infectar" um smartphone, mas aparece integrado em muitas apps - sendo queé muitas vezes integrado em apps sem que seja dado conhecimento ao utilizador, que apenas vê surgir o pedido de acesso ao microfone sem qualquer explicação, ou com uma explicação que poderá ser plausível mas que se esquece de referir esta vertente de "espionagem". É algo que a FTC relembra que é ilegal, e tem contactado vários developers a esse respeito, mas sem referir publicamente quem são.
Portanto, tal como já tínhamos alertado no artigo sobre o SilverPush, será uma boa altura reverem as permissões no vosso smartphone, e cortarem o acesso ao microfone a todas as apps onde isso não faça sentido.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)