2016/03/09

MIT acelera carregamento de páginas de internet


Todas as ajudas são bem vindas para acelerar o carregamento das páginas web nos nossos browsers, e um grupo do MIT criou um sistema que permite acelerar em 34% o carregamento de páginas e que funciona sem qualquer alteração do lado dos browsers.

A aceleração das páginas web é essencial, e é algo que tem sido procurado há muito. Mas muitas vezes os métodos para o conseguir (como o SPDY e HTTP/2) implicam alterações do lado dos browsers, o que complica a sua adopção num curto espaço de tempo. Daí o interesse nesta solução Polaris do MIT, que pode ser implementada apenas do lado dos servidores e pode acelerar em 34% o carregamento das páginas em qualquer browser standard.

Longe vão os tempos em que uma página web consistia num bloco de HTML contendo apenas texto e algumas imagens (e uns GIFs animados, no caso das páginas mais avançadas). Hoje em dia as páginas web podem ser consideradas verdadeiras mini-apps, carregadas com dependências de outros ficheiros, blocos javascript que poderão exigir o carregamento de ainda mais blocos adicionais, etc. etc. Isto faz com que o processo de carregar uma página se transforme num "labirinto" de coisas a processar, tendo um impacto bastante adverso no tempo de carregamento total.

A solução deste grupo do MIT consiste em fazer uma pré-analise da página antes de ser enviada para o browser do utilizador, e proceder à sua optimização de modo a que o browser possa carregar imediatamente os conteúdos de que irá necessitar.

... Claro que no caso de já se tratar de uma página bem optimizada, os ganhos não serão significativos, mas para muitas outras a diferenças será bem notória, especialmente para dispositivos com acesso à internet mais lento e/ou com maior lag.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)