2016/03/22

Notícias do Dia

A Apple já revelou o seu iPhone SE, que nos EUA passa a ser o iPhone mais barato de sempre (embora tecnicamente seja praticamente idêntico ao iPhone 6S); espreitamos um tarifário francês com 20GB de dados mobile por €3,99; o FBI pode ter encontrado forma de aceder aos iPhones sem ajuda da Apple; o Facebook tenta adivinhar as afinidades raciais dos utilizadores para apresentar publicidade diferenciada; e carros vulneráveis aos ladrões usando um
simples extensor de alcance das chaves wireless.

Antes de passarmos às notícias do dia, temos que informar que a título excepcional, o nosso meeting mensal habitual aos últimos sábados do mês, desta vez será adiado para o dia 2 de Abril, para não interferir com os planos para o fim-de-semana prolongado da Páscoa. E, como não podia deixar de ser, esta semana temos um novo gadget para oferecer: um adaptador SATA-USB 3.0.


Publicidade pode gastar até 79% dos dados mobile


Se passam os dias a contabilizar cuidadosamente o uso dos dados mobile para não terem surpresas desagradáveis no final do mês, eis que temos mais um estudo que alerta para que a publicidade pode ser responsável por quase 80% dos dados gastos - e que a utilização de um adblocker pode trazer vantagens significativas em termos de poupança de dados e tempo de carregamento das páginas.


Mesmo não indo aos casos mais exagerados, podemos assumir que em média a publicidade pode representar mais 50% dos dados que seriam necessário para apresentar uma página web. Coisas como estas apenas servem para dar maior validade às "webs alternativas" que estão a ser criadas, como o Facebook Instant Articles ou o AMP (Accelerated Mobile Pages) da Google, e que na prática deveriam ser desnecessárias... se não se abusassem nas páginas com publicidade excessiva.



WatchOS 2.2 e iOS 9.3 suportam múltiplos Apple Watch associados ao mesmo iPhone



Para aqueles utilizadores que acham que é conveniente ter mais que um Apple Watch, a Apple fez-lhes a vontade. Com o WatchOS 2.2 e o iOS 9.3, passa a ser possível emparelhar múltiplos relógios com um único iPhone.

Mais importante do que andar com um Apple Watch em cada pulso, é que esta alteração permite que a Apple no futuro facilmente expanda o número de dispositivos wearable que estejam ligados a um mesmo iPhone (outros tipos de sensores, etc.)


Falar sobre como aceder a sites bloqueados poderá tornar-se ilegal na Rússia



As entidades de protecção dos direitos de autor na Rússia querem ir mais longe do que o simples bloqueio de sites considerados indesejados - que, como bem sabemos, se podem continuar a aceder usando diversos métodos.

Por isso, agora pedem que seja ilegal falar sobre métodos de contornar esses bloqueios; parecendo esquecer que essa proibição apenas fará com que essa informação seja ainda mais desejada e procurada (e que exista toda uma internet onde essa informação estaria disponível, fora da Rússia, com poucas probabilidades de poder ser totalmente bloqueada.)


Shenzhen recebe a maior frota de autocarros eléctricos do mundo


Nem sempre é fácil ter a percepção da dimensão das coisas na China; mas talvez a entrega da maior frota de autocarros eléctricos do mundo possa ajudar um pouco. Actualmente serão já mais de 100 mil os autocarros eléctricos em circulação na China, (E bem que precisam deles, para reduzir a poluição nas grandes cidades...)




Curtas do Dia


Resumo da Madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)