2016/05/20

Awareness API da Google permite às apps adaptarem-se às situações


Para responder às necessidades de adaptação das apps aos imprevistos e situações do dia a dia, a Google criou uma Awareness API que facilita a criação de apps mais inteligentes e com interacção mais natural com os utilizadores.

Esta Awareness API pode ter em conta coisas como a hora, local, actividade, condições atmosféricas, se se está a utilizar headphones, etc. e com base nesse conhecimento adaptar as suas acções. Por exemplo, uma app de despertador poderia ter em conta as horas que o utilizador já dormiu e as coisas que tem marcadas no seu calendário, para o deixar dormir mais um pouco se for possível - em vez de se limitar a tocar sempre à mesma hora. Noutro exemplo, uma app poderia mostrar o estado do tempo num televisor assim que nos aproximássemos dele antes de sair de casa.

São coisas que já seriam possíveis de fazer, mas que obrigariam os developers a lidar directamente com todos os múltiplos sistemas existentes e tratarem directamente os seus dados. Com esta nova API isso passa a ser muito mais acessível e simples de utilizar. Por exemplo, se uma app detectar que estão a correr poderá decidir não apresentar notificações que não sejam prioritárias; mas alertar-vos caso detecte que estão a sair de casa sem um guarda-chuva (com um beacon) caso a previsão do tempo aponte para a possibilidade de chuva.

... Vamos esperar pela chegada destas apps mais conscientes e adaptáveis às situações do dia a dia. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)