2016/05/20

Notícias do dia

Os tarifários Moche e WTF reagem ao Yorn X; temos mais umas receitas do IFTTT para Android e iOS; venda dos Chromebooks ultrapassam MacBooks nos EUA; a Netflix criou um teste de velocidade de internet; e a Google avança para o Supremo Tribunal para contestar exigência francesa do "esquecimento" mundial.

Em véspera de fim-de-semana, não deixem que a pressa vos faça esquecer de participarem nos passatempos que vos podem valer um smartphone UMi Rome no Apps do Android e ainda uma dash cam para automóvel como gadget da semana.

Nova app Allo da Google não vem com encriptação activada de origem



A nova app Allo da Google já levou críticas por ser "mais uma" app de mensagens, mas prepara-se para levar ainda mais por não vir com as comunicações encriptadas. Numa altura em que a maioria destes serviço está a migrar para a encriptação total para garantir a segurança dos seus utilizadores, a Google optou por ser politicamente correcta, deixando as mensagens não encriptadas (e assim facilmente acessíveis pelas autoridades) a não ser que os utilizadores activem expressamente o modo incógnito.

Só neste caso é que as mensagens passarão a ser encriptadas, usando o Signal Protocol da Open Whisper, que é o sistema também usado pelo WhatsApp (e pela própria app da Open Whisper).


MIT e Google criam a nova geração do Scratch



O Scratch é o sistema de programação visual desenvolvido pelo MIT, e que tem por objectivo facilitar a compreensão da programação usando blocos estilo LEGO. Agora, o MIT alia-se à Google para criar uma nova geração, o Scratch Blocks, que será open source e permitirá a programação em estilo vertical e horizontal - com esta última a ser bastante mais adequada para a utilização em dispositivos mobile.

Sendo open-source, é de esperar que o projecto possa ser adoptado por muitos mais projectos e por fabricantes de brinquedos programáveis para crianças.


Android N beta já disponível para todos



Se gostam de testar as últimas novidades, mas não ao ponto de se arriscarem nas versões demasiado experimentais, está na hora de reconsiderarem a utilização do novo Android N. Depois do Developer Preview chega finalmente o Android N em versão beta, mais próxima daquilo que será a sua versão final, e que continua a ter acesso facilitado.

Os interessados - que tenham um dos dispositivos Android suportados (Nexus 6, Nexus 9, Nexus 5X, Nexus 6P, Nexus Player, Pixel C) - precisam apenas dar um salto até à página do Android beta e dizer em que equipamento pretendem usar esta versão. O processo realizar-se-á via OTA sem chatices nem necessidade de flashar ROMs manualmente. Se mudarem de ideas, bastará dar um salto à mesma página e remover o equipamento dos testes beta.


Adobe Spark traz a criação multimédia para a web



A Adobe reestruturou a sua oferta de ferramentas de criação multimédia, e as anteriores apps Adobe Post, Adobe Slate e Adobe Voice passam agora a ser agregadas sob a designação Spark Post, Spark Page e Spark Video para iOS e, não menos importante, passam a estar disponíveis na web como Adobe Spark.

Com o Spark podemos criar posters, imagens, vídeos e até artigos completos (como este que fiz em poucos minutos), de forma simplificada e sem que seja necessário ser um especialista em design ou edição. Basta escolher um dos templates disponíveis, fazer as alterações necessárias, e já está. Uma excelente ferramenta multimédia que nos mostra que começa a haver poucas coisas que não se podem fazer dentro do browser.


Curiosidade do dia - AadM ajuda a passar exame de código



Conta-nos o nosso leitor Diogo Machado:
Olá. Fiz hoje exame de código e em dez perguntas só podia falhar uma. Ora havia uma única que não tinha a certeza... no entanto, graças ao AadM, consegui responder certo :)

A pergunta era sobre as Zonas de Coexistência e eu lembrava me de ter lido algo no AAdM. Posteriomente fui pesquisar e era isto:

Zonas de Coexistência
Passam a existir as chamadas “Zonas de Coexistência”, devidamente sinalizadas, onde peões e veículos coexistem em harmonia e respeito mútuo, podendo os peões utilizar toda a largura da via pública, inclusivé para a realização de jogos sem, no entanto, impedir ou embaraçar desnecessariamente o trânsito de veículos. É proibido o estacionamento nestas zonas, salvo em locais devidamente sinalizados para esse efeito. Nestas novas “Zonas de Coexistência” a velocidade estará limitada a 20 km/h.

in http://abertoatedemadrugada.com/2014/01/alteracoes-ao-codigo-da-estrada-para.html

A resposta certa era "Nas zonas de coexistência é permitida a realização de jogos".

Nós é que agradecemos a todos os leitores e visitantes que por cá passam! :)


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)