2016/06/13

Lenovo apresenta Phab 2 Pro com Tango


A Lenovo aproveitou o Tech World 2016 para apresentar publicamente o primeiro smartphone comercial a tirar partido da tecnologia do Project Tango - que entretanto passa a ser apenas Tango.

A marca já tinha dito anteriormente estar a trabalhar com a Google num smartphone com a tecnologia de visão 3D do Tango, e isso já seria esperado depois de ter adquirido a secção de smartphones da Motorola, que esteve ligada ao desenvolvimento do projecto enquanto ainda pertencia à Google e integrada no "Advanced Technologies and Products" (ATAP), que se tem dedicado a projectos mais experimentais.

A par deste Phab 2 Pro com Tango, a Lenovo apresentou a renovação deste modelo que passa a ter três versões: Phab 2, Phab 2 Plus e Phab 2 Pro.


O Phab 2 "normal" é o mais simples dos 3 com um corpo em PVC; o Plus troca o plástico pelo alumínio e ganha um sensor de impressão digital; o Pro é muito semelhante ao Plus, tendo um corpo único em metal e separadores em plástico mais grossos na traseira do equipamento, alojando também o sistema Tango.

Em termos de ecrã, temos 6,4" com resolução HD, FullHD e QHD, pela mesma ordem anteriormente referida. O Phab 2 tem um processador MediaTek 8735 com 3GB de RAM e 32GB; o Plus melhora o CPU para um MediaTek 8783; e o Pro tem um processador Qualcomm Snapdragon 652 (Tango Edition), 4GB de RAM e 64GB. Nas câmaras, o Phab 2 e o Plus têm sensores de 13MP, sendo que no caso do Pro tem duas câmaras na traseira, com abertura f/2.0.


Com a tecnologia Tango, o Phab 2 Pro consegue ver o mundo em 3D, sendo que a maior incógnita será saber se este tecnologia conseguirá popularizar-se ao ponto de convencer o mercado a adoptá-la. Para isso serão necessárias as chamadas "killer apps" que tornem esta tecnologia apetecível... Coisa que por enquanto ainda não aconteceu, e que assim relega esta tecnologia para utilização em segmentos muito específicos - embora o mesmo possa ter uma ajudinha pelo interesse redobrado nas tecnologias de Realidade Virtual.

Os três novos Phab 2, Plus e Pro virão com Android 6.0 Marshmallow e têm chegada prevista para Setembro com preços de $199, $299, e $499, respectivamente.


Por: Luis Costa

1 comentário: