2016/06/21

NOS com telemóveis desbloqueados "para sempre"

Não é só nos tarifários que os nossos operadores parecem andar sempre sincronizados, no mesmo dia em que o MEO anuncia o desbloqueio dos dispositivos móveis, também a NOS avança com iniciativa idêntica, prometendo telemóveis desbloqueados para sempre.

A NOS passa, a partir da próxima semana, a comercializar todos os telemóveis desbloqueados e para sempre. Numa primeira fase os clientes terão que proceder ao desbloqueio gratuito dos equipamentos comprados, através do site da NOS ou nas suas lojas; mas gradualmente todos os equipamentos passarão a ser comercializados já desbloqueados de origem.

É uma medida que, como já referimos aquando da iniciativa idêntica por parte do MEO, faz todo o sentido - especialmente quanto os operadores estão a comercializar equipamentos ao preço de referência no mercado, que fazia com que a compra de equipamentos nos operadores fosse profundamente desaconselhada. Fazia muito mais sentido comprar o equipamento já desbloqueado numa loja normal, mesmo que isso representasse pagar mais 10 euros, assim evitando todas as aventuras de posteriormente pedir o desbloqueio ao operador ou sofrer desvalorização acrescida no momento de vender o equipamento usado.

Não deixará de ser suspeito que tanto a NOS como o MEO tenham acertado precisamente no mesmo dia para anunciar tal iniciativa, mas ainda bem que o fizeram. Fica agora a faltar a Vodafone, que certamente não se vai arriscar a ser a "ovelha negra" dos três operadores...

5 comentários:

  1. Finalmente as operadoras começaram a abrir os olhos. Era de facto uma situação ridícula. No entanto apesar de virem desbloqueados não acredito que não os vendam cheios de bloatware e com atualizações mais atrasadas por esse mesmo motivo.

    ResponderEliminar
  2. Mesmo assim... considerando que os updates são sempre atrasados pelas operadores e os telemoveis vêm com bloatware mais vale o desbloqueado se a diferença continuar a ser de 10€

    ResponderEliminar
  3. Carlos, não são telemoveis mas APENAS smartphones. Comprei um tmv à pouco tempo e queria desbloquear, não dá. Só Smarphones, como se confirma em "http://www.nos.pt/particulares/telemovel/campanhas/Paginas/condicoes-desbloqueados-2016.aspx"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então hoje é dia dos comunicados virem "apressadamente" incorrectos. Disse "telemóveis" por ser precisamente esse o termo que vem no comunicado da NOS.

      Os comunicados já não são o que eram... :)

      Eliminar
  4. Agora só restava que os updates de software deixassem de ser atrasados nestes smartphones desbloqueados de operador.

    ResponderEliminar