2016/07/24

Tesla em piloto automático evita atropelamento


O recente caso de um acidente que vitimou o condutor de um Tesla que seguia em modo de piloto automático tem dado muito que falar, mas há outros condutores que também relembram os pontos positivos desta tecnologia, que neste caso até evitaram um atropelamento.

Na sequência deste acidente a Tesla apressou-se a referir que mesmo com o infeliz acidente (em que o condutor seguia distraído, em vez de seguir as indicações de que deveria manter a atenção mesmo com o piloto automático activado) o seu modo Auto Pilot tinha uma taxa de acidentes muito inferior à dos condutores humanos. Aliás, o próprio condutor que teve o acidente tinha gravado um vídeo semanas antes, onde o modo automático tinha evitado um acidente.

Agora, temos outro relato de um condutor de um Tesla que conta que o piloto automático terá evitado um atropelamento, quando seguia numa rua à noite, em condições de fraca visibilidade devido aos encadeamento provocado pelos faróis dos veículos que seguiam em sentido; quando um peão com roupa escura se aventurou a atravessar a estrada longe de qualquer passadeira ou cruzamento. O condutor nem se tinha apercebido disso mas o seu Tesla imediatamente sinalizou um obstáculo (embora aparentemente o tenha detectado como um automóvel) e prontamente accionou os travões, detendo-se a centímetros do dito peão.

O caso já foi confirmado pelo próprio Elon Musk após análise dos registos do veículo, e serve para demonstrar que por muito que a tecnologia tenha que evoluir e todos os infelizes casos trágicos onde possam haver acidentes com vítimas mortais, também há muitos outros casos onde esta tecnologia poderá estar a evitar mortes.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)