2016/08/31

Acer e Starbreeze já estão a entregar óculos StarVR à IMAX


O ano passado ficamos a conhecer o projecto StarVR que visava criar óculos VR "de luxo"; agora ficamos a saber que o projecto não se resume a vaporware, e que as primeiras unidades já foram entregues à IMAX Corporation.

O projecto da Starbreeze que conta com a parceria da Acer pretende criar o equivalente aos ecrãs IMAX dos cinemas no segmento dos óculos VR. Se no passados já ficamos maravilhados com os campos de visão proporcionados por sistemas como os Oculus Rift e HTC Vive (face ao que existia anteriormente), o StarVR expande o campo de visão virtual para os 210ºx130º, o que permite preencher praticamente a totalidade do nosso campo visual..


Para garantir que esse campo alargado não se faz ressentir na resolução, conta com dois ecrãs de 2560x1440, o que dá uma resolução efectiva de 5120x1440, e que rapidamente nos faz pensar no tipo de hardware que será necessário para gerar todos estes pixeis (duas GTX 1080 em SLI?) - embora esta resolução bem que justificaria recorrer a eye-tracking para aplicar a máxima qualidade apenas na secção para onde se está a olhar, poupando o resto das áreas.


No início do ano a Acer tinha prometido entregar o primeiro lote de óculos StarVR à IMAX Corporation ainda este ano, e assim fica a promessa cumprida. Este óculos irão ser utilizados no IMAX VR Center em Los Angeles, que deverá abrir portas antes do final do ano; sendo que para 2017 se assistirá ao início da produção em massa destes óculos, e a abertura de mais salas IMAX VR espalhadas pelo mundo (e certamente outros projectos que darão uso a estes óculos).

Aliás, não me custa imaginar que grande parte das pessoas que têm investido em VR nesta altura, e que estão dispostas a pagar 600 ou 700 euros por uns Rift ou Vive, mais uns milhares de euros em computadores e placas gráficas à altura, provavelmente não colocaria de parte investir nuns óculos VR de luxo, desde que realmente ofereçam uma qualidade visual à altura das expectativas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)