2016/10/03

Text to speech no Android ganha expressividade e leitura das selecções de texto


Se acham que a síntese de voz do vosso Android era demasiado artificial, poderão em breve seleccionar modos de voz mais expressivos e também um acesso mais fácil através da selecção de texto.

A conversão text-to-speech é uma funcionalidade incrivelmente útil para os invisuais e também para todos os que querem tirar maior partido dos seus smartphones sem perderem tempo a olhar para o ecrã. As vozes artificiais já muito melhoraram face às vozes robóticas das décadas passadas, mas há sempre algo a melhorar, como faz o novo text to speech da Google nos Android.

Esta nova versão 3.10 vem com uma opção que permite aumentar o volume da voz de modo a facilitar a sua audição quando utilizamos esta funcionalidade em simultâneo com outras coisas que se possam estar a ouvir (música, por exemplo); e permite seleccionar entre diferentes níveis de expressividade, de modo a que se tenha uma leitura de textos mais adequada às nossas preferências.

Aceder a essa funcionalidade de leitura é também muito mais fácil, pois a mesma passa a estar disponível logo a partir do menu de selecção de texto - o que nos permite fazer "copy" e "paste" - e que também já contava com funções extra como pesquisa na web e traduções. Assim, o processo de leitura de uma notícia numa página web é algo que pode ser feito com poucos toques, seleccionando o texto respectivo e pedindo a sua leitura (ideal para utilizarem no carro para "ouvirem" notícias longas sem tirarem os olhos da estrada.)

3 comentários:

  1. Mas já fala português de Portugal?

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Pelo que vi, é so brasileiro. É de mim ou isto não funciona no Chrome?

    ResponderEliminar