2016/11/27

Motor "impossível" EM Drive da NASA passa validação por especialistas

Há mais de dois anos que a NASA tem estado intrigada com o funcionamento do motor EM Drive - um motor que parece quebrar as regras (conhecidas) da física - e agora tem um protótipo que parece comprovar os resultados, e a ter convencido alguns especialistas.

O EM Drive é um motor que promete ser capaz de gerar propulsão sem necessitar de combustível nem projectar partículas para o exterior. O sistema baseia-se em gerar micro-ondas que ficam a fazer ricochete dentro de um volume selado de forma cónica, e supostamente isso será suficiente para gerar uma (muita reduzida) propulsão num dos sentidos.

Há quem tenha tentado comprovar estes resultados experimentalmente e dito que o fez com sucesso, apenas para mais tarde dizer que afinal detectou alguns erros e que a experiência afinal tinha falhado. Mas agora é a NASA que vem dizer que também criou um protótipo, e que confirmou a medição de propulsão num EM Drive fabricado por si, com a sua experiência a ter sido validada em peer-review para publicação num jornal científico.

Ainda assim, muitos físicos acreditam que, tal como nos outros casos, também esta experiência da NASA deverá ter algum erro que invalide os resultados - mas se não for esse o caso, podem osesperar ver muitos físicos a "desesperar" com todas as implicações que este motor irá provocar.

1 comentário: