2016/12/10

A escala dos buracos negros


Os buracos negros são dos objectos cósmicos que mais nos intrigam, mas há outro seu aspecto de mais fácil compreensão que já é suficiente para nos relembrar da nossa insignificância neste Universo: a sua dimensão.

Buracos negros existem em todos os tamanhos (até escalas quânticas infinitesimais, dizem-nos os físicos teóricos), e na prática toda e qualquer matéria se pode transformar num buraco negro se for comprimida num volume mais reduzido que o raio de Schwarzchild.

Mas se ninguém ficará muito impressionado com um buraco negro do tamanho de uma cidade, contendo a massa equivalente à de 3 ou 4 vezes o nosso Sol, basta ir subindo na escala para depressa descobrirmos a verdadeira noção de "astronómico"... quando chegamos a buracos negros com massa equivalente à de 20 mil milhões do nosso Sol!

Na verdade é isso que acaba por ser o mais interessante no vídeo que se segue (para quem aguentar a introdução demasiado prolongada)... pois dá-nos uma ideia do que é essa escala quase inimaginável para os nossos cérebros.... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)