2016/12/03

Panasonic cria LCD IPS com contraste de 1.000.000:1


A tecnologia com mais potencial neste momento são os OLEDs, mas os LCDs não vão deixar que estes se apoderem do mercado sem dar luta, como demonstra um novo painel IPS da Panasonic que promete níveis de contraste de 1.000.000:1 e até 1000nits de luminosidade.

Ao contrário dos níveis de contraste do marketing, que utiliza medições feitas com a luminosidade variável do ecrã, aqui temos um painel IPS que a Panasonic diz ser capaz de atingir este contraste usando o mesmo nível de iluminação e "sem truques".

Tradicionalmente, para se melhorar o contraste, os LCD têm recorrido local dimming, que no entanto aumenta consideravelmente o custo do ecrã, e que mesmo assim tem uma resolução "luminosa" bastante inferior à da resolução dos pixeis. Mas neste novo ecrã a Panasonic promete que o controlo da iluminação pode ser feita praticamente ao nível dos pixeis, usando uma camada adicional de controlo entre o backlight e o painel dos pixeis. No fundo parece ser o equivalente a uma camada adicional que tem a capacidade de bloquear a luz do backlight de forma muito mais eficiente que os pixeis "desligados".



A Panasonic diz que este sistema não obriga a grandes alterações nas linhas de produção dos LCDs, e promete as primeiras amostras dos ecrãs para o início de 2017, referindo a sua aplicação em televisores, monitores especializados, e também em ecrãs para a indústria automóvel. Infelizmente o aumento da espessura do ecrã faz com que este sistema não deva ser aconselhado para os smartphones, onde todas as décimas de milímetro contam... mas se servir para nos trazer televisores e monitores capazes de competir com os OLED a preço muito mais competitivo... cá estaremos para os receber de braços abertos!

1 comentário:

  1. Parece uma boa solução para os monitores de computador que como usam imagens estáticas podem causar burn in em ecrans OLED...

    ResponderEliminar