2017/01/20

Como criar um formulário do Google pré-preenchido


Criar formulários para inquéritos, passatempos, e muito mais, é extremamente simples com os documentos da Google, e temos até a possibilidade de criar formulários com alguns campos pré-preenchidos, o que pode ser útil em inúmeras situações.

A dúvida sobre como se poderia criar um formulário com alguns campos pré-preenchidos surgiu na nossa mailing list e, como seria de esperar, não demorou para que alguém desse uma resposta. Embora possa passar despercebido à maioria dos utilizadores, o Google Forms conta efectivamente com uma opção que permite criar um link para um formulário com alguns campos já pré-preenchidos.

Para isso, depois de criarem o formulário e preencherem os campos pretendidos, podem ir às funções adicionais no canto superior direito e seleccionar o "Get pre-filled link". O resultado será um link onde no final são passados os campos preenchidos como parâmetro, ao estilo:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScBYGH-oMkeNKUjhKwmFDPPHODmOH_JU2oo18fRaMNcsyWCFQ/viewform?entry.239228391=PREENCHIDO

Por exemplo, se estivessem a fazer um inquérito divulgado em diferentes meios, e onde existisse um campo para as pessoas preencherem onde viram o inquérito, poderiam utilizar links diferentes em cada meio, onde cada um deles faria o preenchimento automático desse campo (ex. Facebook, Twitter, Email, etc.) para poupar trabalho ao utilizador.

Para usos ainda mais avançados, podem também criar uma página com diferentes links para o formulário que constituirão verdadeiros "templates" que podem pré-preencher diversos campos, para acelerar o processo de introdução de dados. Por exemplo, um formulário de relato de problemas, poderia ter links diferenciados para problemas em diferentes áreas geográficas, ou referentes a diferentes áreas de actuação, etc. etc.

Enfim... a funcionalidade está lá, caberá a cada um tirar partido dela, se lhe facilitar a vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)