2017/02/16

Android e iOS dominam 99.6% do mercado


Se dúvidas houvesse, eis que as últimas estatísticas da Gartner confirmam que o Android e o iOS dominam o mundo dos smartphones de forma esmagadora, obtendo 99.6% do mercado - e com isso demonstrando o fim dos Windows Phones e dos BlackBerry.

Para a plataforma dominante tudo continua a correr na perfeição, com o Android a subir de 80.7% para 81.7%; sendo que no iOS as coisas também estão positivas, embora com um crescimento mais modesto, de 17.7% para 17.9%. Mas... são os únicos que se podem gabar disso, pois para todos os outros o ano foi um verdadeiro desastre.


A BlackBerry viu os seus já reduzidos 0.2% desaparecem para o segmento dos 0.0%; enquanto que os smartphones Windows, mesmo tendo conseguido superar o milhão de unidades no último trimestre de 2016, também viu a sua quota de mercado cair de 1.1% para apenas 0.3%. Nada que não fosse de esperar, considerando que a Microsoft sob a direcção de Satya Nadella optou por se focar noutros sectores, deixando o sector dos Windows Phones no esquecimento. Caso alguma vez decida voltar a apostar no sector, a maior dificuldade irá ser reconquistar a confiança dos utilizadores que já apostaram nos Windows Phone 7, 8 e 10... e que repetidamente foram "abandonados".

Já a BlackBerry, será certamente mais um caso que ficará para a história, a par da Nokia... pois estava acomodada a que o sector empresarial, onde dominava, fosse resistente à mudança - mas quando a mudança chegou, foi ela que não se soube adaptar. Para além disso, as suas tentativas de resposta aos Androids e iPhones foi desadequada... e agora é isto que se vê: uma BlackBerry que "faz smartphones Android... caros".


Se há coisa que já ficou demonstrada, é que qualquer que seja a aparentemente inabalável plataforma dominante, nada nem ninguém está imune a mudanças ou evoluções revolucionárias, que em menos de uma década podem virar tudo de pernas para o ar. A pergunta que importa colocar é: quanto tempo faltará até à próxima? :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)