2017/02/01

KDE Slimbook - um portátil para Linux feito em Espanha


Os fãs do software livre têm enorme dificuldade em comprar um portátil que não venha com uma licença do Windows já incluída, mas agora passarão a ter uma alternativa nascida mesmo aqui ao lado: o KDE Slimbook.

O KDE Slimbook é um portátil concebido especificamente para correr KDE Neon, e que pretende dar aos fãs de Linux o tipo de máquina que eles sempre desejariam ter mas que seria difícil encontrarem - com a garantia de total compatibilidade com o sistema e sem chatices com componentes não reconhecidos ou que obriguem a perder horas para ficarem a trabalhar.

Este portátil vem com ecrã Full HD de 13", CPUs Intel Core i5 ou i7 (6ª geração), até 16GB de RAM e SSD até 500GB. Em termos de design, adopta um formato bastante compacto e atractivo, que se pode dizer que é inspirado nos MacBook Air da Apple. Só que... se pensarem que o facto de dispensar o Windows e vir com Linux é suficientemente para o tornar numa pechincha, vão ficar desapontados.

A versão base, com Core i5, 4GB e 120GB, começa nos 729 euros; e se começarem a melhorar componentes, o preço sobe até aos 1268 euros. Para além do mais, os compradores têm opção de escolher entre diferentes layouts de teclado, mas o layout Português não está na lista de possibilidades, o que também não ajudará a conquistar clientes portugueses. Seja como for, é mais uma opção a ter em conta pelos fãs do Linux em geral, e do KDE Neon em particular.

1 comentário: