2017/03/28

Samsung Cinema Screen mostra-nos o futuro do cinema - sem projectores

Adoram cinema mas ficam frustrados com o facto de poderem ver filmes com melhor qualidade em casa do que numa sala de cinema? A Samsung tem a solução, com o seu Cinema Screen a dispensar os projectores e trazer aos cinemas todas as vantagens dos ecrãs OLED.

As imagens nos nossos cinemas continuam a depender da qualidade dos projectores, e mesmo naqueles que usam projectores digitais estamos normalmente limitados a uma resolução 2K, bastante inferior aos 4K que se vão popularizando nos televisores. Mesmo assim, existem também inúmeros outros factores que por vezes estragam a experiência cinematográfica, como lâmpadas gastas ou com luminosidade reduzida, ou telas sujas que já precisavam ser limpas ou trocadas.

Em vez de depender do recurso a projectores laser o Samsung Cinema Screen aposta numa solução completamente diferente: criar um ecrã LED gigante que traz todas as vantagens dos ecrãs OLED para o cinema.


Quem já tiver visto ecrãs gigantes nos espectáculos de música ao vivo já saberá do que estamos a falar, embora aqui se tratem de módulos LED com densidade e resolução bastante superior, suficientes para proporcionar uma qualidade de imagem 4K numa área de ecrã apropriada para cinemas. Para além de se dispensar o projector, estes ecrãs LED disponibilizam um contraste imensamente superior ao de qualquer projector - ao estilo do que os ecrãs OLED fazem nos televisores - e permitem a criação de imagens HDR. Bastará referir que também estamos a falar de ecrãs que permitem ter uma luminosidade de pico 10 vezes superior às dos projectores de cinema comuns (146fL vs 14fL), pelo que não haverá o risco de o filme estar "demasiado escuro".



Uma vez que por cá temos algumas cadeias de cinemas que gostam de apostar na última tecnologia (como a NOS com as suas salas IMAX, Atmos e 4DX) esperamos que em breve também possam juntar umas salas Samsung Cinema Screen ao seu catálogo... e fazer com que a experiência de ir ao cinema realmente seja algo diferente (para melhor) do que ver um filme em casa.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)