2017/04/12

As novidades do Windows 10 Creators Update


O Windows 10 Creators Update já está disponível, e com ele chegam algumas novidades que passam a integrar as funcionalidades de base do Windows.


Paint com suporte 3D

O MS Paint tem sido uma das ferramentas que tem acompanhado o Windows ao longo das décadas, e agora recebe a sua primeira grande actualização e entrando na era 3D. É possível importar, rodar e posicionar objectos 3D, transformar texto e formas 2D em 3D, e muito mais.

No entanto, não perder a noção de que, tal como o Paint sempre foi um programa bastante básico de desenho, este novo Paint com capacidades 3D também continua a ser bastante básico, e não substituirá um verdadeiro programa de modelação 3D, como o 3D Builder também da Microsoft.


Streaming de jogos na app Xbox e Game Mode


A Microsoft está consciente que o streaming de jogos é algo que tem estado em crescimento e já movimenta milhões de pessoas, e por isso o Windows 10 também passa a entrar no jogo. Bastará pressionar Windows+G para ter acesso às funcionalidades de jogos que incluem o streaming via Beam; e também a activação do Game Mode, que atribuí o máximo de recursos e prioridade ao jogo que se estiver a jogar, para permitir aqueles frames por segundo extra que poderão fazer a diferença.

Modo Night Light


Demorou umas décadas, mas finalmente o Windows também ganha a capacidade de ajustar a tonalidade de cor do que é apresentado no ecrã de forma a reduzir as potenciais perturbações no sono quando se usa o computador à noite. O utilizador pode activar e desactivar o modo manualmente, num horário pré-programado, ou deixar que isso seja feito automaticamente em função do por/nascer do Sol.


MS Edge mais rápido e com melhor gestão de páginas


Embora seja pouco provável que os fãs do Chrome passem a utilizar o Edge, há que reconhecer que MS tem feito um excelente trabalho no seu browser, ao ponto do mesmo até poder ser considerado mais rápido que os browsers mais populares. O Edge é, supostamente, mais eficiente em termos energéticos (o que tem gerado uma batalha entre as equipas do Chrome/Edge); tem gestão de tabs integrada sem necessitar de extensões adicionais; e até permite que se rabisquem anotações sobre as páginas web que estivermos a ver - mas sendo a MS, depois só o podemos exportar para o OneNote (e outros serviços) e não podemos fazer algo tão básico quanto gravar o resultado como imagem directamente.

1 comentário:

  1. a somar a isso vem a ainda maior dificuldade em aceder ao painel de controlo, o menu click direito do start não é editável, o edge continua a não permitir gerir a cache

    ResponderEliminar