2017/04/02

Verizon vai pré-instalar "spyware" nos seus smartphones


Parece que alguns operadores dos EUA não se vão contentar com vender os dados recolhidos dos clientes, indo ao ponto de instalar apps que permitem recolher ainda mais dados sobre o que fazem e por onde andam.

A Verizon vai passar a instalar o seu launcher AppFlash nos seus smartphones Android, que à superfície se apresenta como uma app capaz de sugerir coisas a fazer dependendo do local onde se encontram (como restaurantes, cinemas, etc) mas por outro lado também vai recolhendo informação sobre tudo o que utilizador faz, incluindo número de telefone, modelo, apps instaladas e frequência de utilização, localização, e lista de contactos.

Obviamente, todos estes dados serão partilhados com "a família de companhias" da Verizon, e que na prática significa que estes dados chegarão a todo o lado; e que também serão utilizados para "apresentar publicidade relevante" dentro da própria app. Se por um lado se pode argumentar que este são precisamente o tipo de dados que empresas como a Google, Apple, Facebook e outras já vão recolhendo sobre os utilizadores; neste caso temos a EFF a alertar para que será potencialmente muito mais simples para os hackers descobrir uma vulnerabilidade neste app, e de forma imediata ganharem acesso a milhões de potenciais vítimas.


... Faz-me relembrar a insistência com que alguns dos nossos operadores dizem aos seus clientes para usarem as suas apps de mensagens, drives na cloud, e tudo o resto que provavelmente já fazemos usando serviços mais populares. ;P

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)