A HTC acaba de revelar o seu novo U11, que para além do seu bom aspecto, conta com a curiosa característica de ter as partes laterais sensíveis ao toque, permitindo "apertá-lo" para interagir com ele.
Este HTC U11 tem todas as características que se esperam de um topo de gama, como um ecrã de 5.5" Quad HD, CPU Snapdragon 835, 4GB+64GB ou 6GB+128GB, câmara de 12MP com estabilização óptica, bateria de 3000mAh, USB Type-C, sem ficha de headphones, e protecção IP67 contra água e pó. A nível de design, temos a continuação da aposta iniciada com o U Ultra, recorrendo ao metal e vidro curvo, e contando com cores que variam subtilmente em função do ângulo de que é visto.
Mas um smartphone topo de gama não pode contar apenas com o seu design para cativar os clientes, e por isso a HTC aposta igualmente numa novidade que lhe permite detectar quando o U11 é apertado: o Edge Sense. Os utilizadores poderão programar diversas acções em resposta a "apertanços" curtos/longos, como abrir a câmara ou acender a luz do flash para servir de lanterna. É uma ideia curiosa... mas faltará ver que tal funciona na prática, para se ver se isto não dará lugar a activações acidentais quando agarramos o smartphone com mais força.
De resto, e de forma semelhante à que aconteceu nos modelos que se aventuraram nos touchscreens sensíveis à pressão, não sendo uma funcionalidade suportada nativamente pelo Android, faz com que a sua utilização seja de difícil adopção a nível global - arriscando a que seja uma daquelas funcionalidades que acabe por se resumir a uma curiosidade de utilidade limitada (embora muito gostasse de ver isto mais explorado, e que até pudesse eventualmente permitir fazer scroll de conteúdos apertando-se mais na parte inferior ou superior, etc. etc.)
O U11 vem com quatro microfones e é o primeiro a suportar a utilização da Alexa da Amazon mesmo com o smartphone em standby (e podendo trabalhar em simultâneo com o "Ok Google"). Nos EUA o preço do U11 será de 649 dólares, com disponibilidade anunciada para Junho; o que significa que por cá o seu preço deverá ir para os 750 euros ou mais.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)