2017/06/03

Como ver raios cósmicos em casa


O nosso planeta (e nós) somos continuamente bombardeados por partículas cósmicas, com muitas delas a serem de difícil detecção. Felizmente, há algumas que podem ser facilmente visualizadas por qualquer pessoa disposta a ter um pouco de trabalho.

O projecto de criação de uma câmara de vapor que permite visualizar raios cósmicos em casa não é propriamente uma coisa que se faça em cinco minutos (e dependendo do material que já tiverem disponível ou tiverem que comprar poderá custar cerca de 100 euros) mas é o tipo de experiência que poderá ter um impacto significativo na vida dos mais pequenitos.

Quem é que não se lembra, mesmo décadas das mais tarde, das aulas de física em que eram realizadas experiências (de preferência que fizessem estourar qualquer coisa)? Incutir o fascínio pelo nosso mundo e Universo aos mais pequenos, será meio caminho andado para que eles próprios tenham curiosidade de perceber como as coisas funcionam e procurem as respostas.

Como bónus, se quiserem ser um pouco "mauzinhos" (dependendo da idade deles), poderão também tentar explicar-lhes como estes pequenos raios que podem ver dentro de um aquário cheio de vapor de álcool também servem para validar a teoria da relatividade de Einstein, pois estamos a ver partículas que, da nossa perspectiva, não deveriam ter chegado até à superfície do nosso planeta... mas que chegam devido à dilatação do tempo por viajarem a velocidades próximas da velocidade da luz.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)