Ficam irritados por pensar que um pequeno problema num botão ou um mau contacto numa antena possa fazer com que um smartphone possa ser atirado para o lixo? O Parlamento Europeu concorda e avança com a recomendação para a criação de um índice que indique se um produto é fácil / difícil de reparar.
Actualmente já nos habituamos a olhar para coisas como o índice de eficiência energética quando compramos diversos equipamentos, e num futuro não muito distante poderemos ter um índice adicional que nos revela se um produto é fácil de reparar.
Na prática acaba por ser o equivalente oficial a classificações como os que sites como o iFixit atribuem aos equipamentos, e que muito auxiliam quem tem que lidar com equipamentos avariados, e que assim pode saber se é algo que se pode aventurar a arranjar por si... ou ficar com uma ideia do trabalho envolvido e se será uma reparação complexa ou simples.
Embora nem sempre as opções de design facilitem a vida em termos de reparações - e há coisas em que já pouco (ou nada) há a fazer - a exigência de apresentação deste nível de facilidade nas reparações certamente faria com que os fabricantes dedicassem um pouco mais de atenção a este ponto, que implicitamente poderia significar que anualmente se evitasse atirar para o lixo alguns milhões de smartphones que poderiam ser reparados... caso os fabricantes tivessem facilitado essa operação.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)