2017/09/22

App da Uber já permite usar localização apenas quando se usa a app


Quem utiliza a app da Uber em iOS poderá querer rever as opções de acesso à localização, pois já se pode permitir o acesso apenas enquanto se está a usar a app.

No final de 2016 a Uber decidiu pedir (exigir) o acesso contínuo à localização, mesmo quando não se estava a usar a app - dizendo que só utilizava os dados por poucos minutos após cada viagem para "melhorar a experiência do utilizador". Era algo com que muitos utilizadores não concordavam, mas que acabavam por ter que aceitar - ou então andar a cortar e reactivar o acesso manualmente de cada vez que utilizassem a app.

Finalmente, a Uber cumpre com o prometido, permitindo que os utilizadores partilhem a localização apenas enquanto estão a usar a app - como deveria ter sido desde início. Mas sem esquecer que esta alteração acaba por ser obrigatória, quer a Uber o fizesse ou não, pois é uma das exigências do iOS 11, que permite aos utilizadores forçarem essa opção mesmo que a app não a disponibilizasse.

Caso queiram ver (ou alterar) o estado actual das permissões de acesso à localização dadas às apps, podem fazê-lo indo a: Settings->Privacy->Location Services.

Tirando as devidas excepções para algumas poucas apps que possam necessitar de acesso contínuo à localização (por exemplo, para guardarem um registo dos sítios por onde andaram, ou para poderem dar sugestões de locais próximos, etc), todas as restantes apps deverão estar sem acesso à localização ou com localização dada apenas enquanto estão a ser utilizadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)