2017/09/06

Carros do Google Street View recebem upgrade nas câmaras


O Street View da Google veio dar-nos a liberdade de podermos espreitar praticamente qualquer recanto do mundo, e em breve poderemos fazê-lo ainda com melhor qualidade de imagem.

Poderá custar imaginar que basta recuar uma década (o Street View foi lançado em 2007, apenas para algumas cidades dos EUA) para se encontrar um mundo em que não era possível chegar a um ponto no mapa e ver como as coisas são como se se estivesse lá. O Street View veio dar-nos a capacidade de poder estar virtualmente em qualquer lugar, ficar a conhecer o local antes de se lá por os pés, ou simplesmente permitir-nos visitar locais que dificilmente poderemos visitar na realidade - e agora, está a receber uma das maiores actualizações de sempre.

Por muito impressionante que o Google Street View seja, há também situações em que a qualidade das suas imagens deixa a desejar - especialmente num mundo que acelera em direcção às resoluções Ultra HD 4K e superiores. Por isso, a Google decidiu actualizar as câmaras dos carros do Street View, que passam a registar imagens com mais resolução e qualidade.



Claro que esta actualização não é feita apenas para nos mostrar um mundo com melhor resolução. Bem sabemos a sede que a Google tem por informação, e com estas novas câmaras fica com imagens que permitirão extrair ainda mais dados sobre os sítios onde passa, incluindo a validação e actualização de coisas como os nomes das ruas, nomes de lojas e empresas (e até informação adicional como números de telefone, se estiverem visíveis).

Considerando também o interesse da Google na condução autónoma, é também de imaginar que este novo sistema do Street View consiga captar informação 3D ainda mais detalhada que os anteriores, para criar mapas 3D de alta-resolução que auxiliem nessa função.

... Agora é só uma questão de tempo até que também as nossas ruas tenham direito a ficar em "alta-definição" no Street View... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)