2017/09/06

Android 8.0 Oreo ordena notificações por importância


O excesso de notificações que as apps actuais geram tem feito com que as mesmas percam o seu propósito inicial, mas o novo Android 8.0 Oreo tenta adaptar-se aos tempos e organiza-se em função do interesse para o utilizador.

Quando o Android 8.0 chegar até aos utilizadores, os mesmos irão reparar que o painel das notificações foi remodelado, estando dividido em quatro secções. No topo temos as coisas mais importantes e que estejam a acontecer no momento, que é onde se inclui os controlos de música que se possa estar a ouvir, informação de navegação, chamadas em curso, etc. Esta secção aposta em notificações/painéis com fundo colorido, como forma de se destacar das outras secções, com a curiosidade de que no caso dos controlos de media player, o fundo irá adoptar elementos do álgum que estiver a tocar.

Na secção seguinte temos as notificações propriamente ditas, estando subdividida em duas parte: a de notificações relativas a serviços de comunicações (por exemplo, uma app de mensagens tipo WhatsApp ou Messenger); e a das notificações gerais. E por fim, temos uma secção "By the Way" (BTW) onde se agrupam todas as notificações consideradas informativas mas sem carácter de urgência, podendo ser indicações sobre o estado do tempo, trânsito, etc. Coisas que o utilizador poderá querer ver quando tem tempo ou interesse em procurá-las, mas que não merecem um destaque continuado (no fundo, poderá ser quase equiparado a um mini Google Now).

Claro que isto não seria muito útil se ficasse inteiramente a cargo das apps, que obviamente considerariam que todas as suas notificações serão de importância crítica e que merecem sempre a atenção da vítima do utilizador, pelo que cada utilizador pode forçar que as notificações que considere sem interesse urgente sejam relegadas para a secção BTW. Mas, para coisas mais momentâneas, também é possível adiar uma notificação durante algum tempo com um simples deslizar para o lado, para aqueles momentos em que queremos tratar disso, mas não naquele preciso instante, e assim não fica a "chatear" no ecrã mas também não se corre o risco de esquecer.

Boas novidades... que só pecam pela demora com que o Android 8.0 chegará a percentagem significativa de utilizadores (algo que certamente ajudará a vender o novo Xiaomi Mi A1 com Android One).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)