2022/10/09

Lufthansa proíbe AirTags nas bagagens

A Lufthansa está a enfrentar a ira dos passageiros, ao proibir a utilização dos populares trackers AirTag da Apple nas bagagens.

Por agora a situação é ainda bastante contraditória, já que a companhia aérea alemã assegura que não proibiu a utilização dos AirTag, enquanto simultaneamente tem a sua própria conta oficial no Twitter a confirmar a proibição.

É perfeitamente natural (e um caso de utilização típico) que as pessoas queiram saber por onde andam as suas malas, havendo até relatos de pessoas que terão ameaçado sair de um voo prestes a descolar por descobrirem que as suas malas não tinham sido embarcadas e ainda estavam noutro local do aeroporto. Situações que seguramente todas as companhias aéreas quererão evitar.

Por outro lado, a desculpa de que se trata de "carga perigosa" torna-se mais difícil de aceitar, considerando que os AirTag não utilizam baterias de lítio recarregáveis mas sim as comuns pilhas CR2032 que também são utilizadas em muitos outros produtos que poderão seguir nas bagagens ou nos passageiros.

Veremos como é que a Lufthansa "desempata" esta sua actual posição contraditória; e no caso de insistir que é por uma questão de perigo, como é que irá explicar que todas as outras companhias aéreas permitam a sua utilização.


[Actualização]

A Lufthansa já veio rectificar a situação, dizendo que afinal não há perigo na utilização de AirTags e que podem ser colocados nas bagagens.


4 comentários:

  1. As cr2032 são de lítio também, o pessoal da aviação não gosta muito de transportar células de lithium metal principalmente em aviões de passageiros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda assim baterias lithium c são substancialmente diferentes de iões de lithium

      Eliminar
    2. São, mas para o IATA também são consideradas perigosas

      Eliminar
  2. Se não podem pegar pelas baterias, mais dia menos dia hão-de pegar pelo bluetooth, que pode intreferir com os sistemas de vôo...

    ResponderEliminar