A Apple patenteou um sistema "avançado" de faróis com capacidade de iluminação em curva, mas que não impressionará os fabricantes europeus ou orientais.
O automóvel da Apple continua a ser um projecto envolto em segredo, mas se os avanços que prepara estiverem ao nível desta sua patente de faróis, arriscamos-nos a ser desiludidos.
A Apple achou que se justificava patentear um sistema de faróis com possibilidade de iluminação em curva, utilizando múltiplas fontes de luz e um obturador mecânico móvel. Um sistema que parece ser em tudo idêntico aos dos sistemas de iluminação em curva dos mais básicos que já existem há muito nos carros no resto do mundo.
Confesso que quando ouvi falar de "sistema avançado de faróis" imediatamente pensei que se tratasse de um sistema de projecção multipixel, como os que já estão a ser utilizados em vários modelos. Vejam o exemplo dos faróis Pixel LED do Polestar 2, que não só fazem a iluminação em curva sem necessidade de partes móveis, como também são capazes de criar múltiplas zonas de sombra para evitar o encandeamento de outros veículos na estrada.
Parte disto pode dever-se ao facto da legislação nos EUA ser muito mais retrógrada do que a europeia quanto à utilização de faróis tecnologicamente mais evoluídos. Mas, talvez seja algo em que a Apple possa usar o seu poder de lobbying para fazer avançar, sob pena de se arriscar a ser gozada por lançar faróis "avançados" de um nível que será considerado pré-histórico no resto do mundo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)