2023/06/09

iOS 17 vai expandir discriminação de Androids às chamadas telefónicas?

Depois das polémicas nas mensagens com os balões verdes / azuis, a discriminação entre iPhones e Androids pode chegar aos telefonemas com os novos posters visuais do iOS 17.

Uma das novas funcionalidades do iOS 17 são os Contact Posters, um ecrã personalizado que serve para facilitar a identificação de quem telefona. A diferença é que, em vez de se limitar a algo que é feito apenas de um dos lados, com este sistemas quem inicia o telefonema pode fazer com que este ecrã apareça no destinatário - desde que, como se poderá imaginar, ambos utilizem um iPhone.

Isto pode fazer com que, à semelhança da cor das mensagens que diferenciam entre SMS normais (verdes) e iMessage (azuis), este sistema irá discriminar entre utilizadores de iPhones, que terão direito a estes ecrãs personalizados quando fazem um telefonema, relegando os utilizadores Android para o ecrã "tradicional" sem informação visual.
De certa forma pode considerar-se que isto já seria o esperado, e uma das formas que a Apple tem de preparar o combate para a exigência europeia de plataformas e serviços abertos, que irá obrigar à abertura da App Store e dos serviços de mensagens. É que, mesmo sendo obrigada a permitir a interoperação com serviços concorrentes, seguramente irão existir mil e uma formas não contempladas que permitam diferenciar o serviço, de modo a dar vantagens aos seus próprios equipamentos e disponibilizando apenas as funcionalidades básicas para os demais.

Isto poderá ser apenas um prenúncio desse tipo de coisa. Os iPhones podem receber telefonemas de qualquer telemóvel do mundo, mas irão ter uma forma visualmente bem explícita de diferenciar quando do outro lado estiver outro iPhone.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)