2023/06/05

Apple apresenta iOS 17 e diz adeus ao Hey Siri (e ao iPhone X)

Para o iOS 17, a Apple tem um novo modo de ecrã enquanto carrega, transferências facilitadas, melhoria do autocorrect, e hey Siri simplificado.

Começando pelo Hey Siri, a frase de activação tornar-se-á uma coisa do passado, pois irá passar a ser apenas "Siri". Uma opção que se poderá revelar problemática em termos de activações acidentais.

A Apple aproveita o iOS 17 para modernizar a app de telefone, FaceTime e mensagens, dizendo que são elementos essenciais na vida dos utilizadores. Temos coisas como transcrição em tempo real de mensagens de voz "Live Voicemail" que permite saber se vale a pena atender uma chamada ou não; possibilidade de deixar mensagens de vídeo no FaceTime; e pesquisas com filtros nas mensagens, onde também temos reforço dos stickers e live stickers. Também podemos configurar ecrãs para os contactos, ao estilo do que é feito para o lockscreen, para uma melhor identificação quando nos telefonam - e isso também é utilizado no processo de partilha de contactos aproximando um iPhone do outro. No caso de transferências grandes, como centenas de fotos ou vídeos, o processo de transferência continua a realizar-se mesmo que os iPhones se afastem, através da internet.

Ao se pousar o iPhone na horizontal a carregar, temos acesso a um novo ecrã "Standby" que transforma o iPhone num smart display, com acesso a widgets e informação relevante. E, prometendo resolver de vez o problema do "ducking", teremos um novo sistema de autocorrect que deverá aprender com o utilizador, mesmo quando se trata de escrever asneiras.

Também temos um sistema de check-in automático, que alerta quando um utilizador chegou a casa, ou se está a demorar demasiado tempo; e uma nova app Journal que promete facilitar a criação de um diário digital das memórias de cada dia.
No iPadOS o destaque foi para widget interactivos no homescreen e maior personalização do lockscreen, a par de uma app Health que permite ter uma visão mais global sobre os dados de saúde e actividade do utilizador. No tvOS temos a possibilidade de fazer FaceTime no televisor da sala usando o iPhone como câmara; e também de localizar o controlo remoto da Apple TV utilizando um iPhone. E por fim, no macOS Sonoma temos também aposta nos widgets, um "game mode" que reserva os recursos para os jogos, novos efeitos para videoconferência, browsing anónimo melhorado no Safari, e - não deixando de ser um pouco caricato que em 2023 se esteja a falar disso - a Apple também salientou novos screensavers!

E uma vez que nem a Apple está imune aos anos que passam, o novo iOS 17 e iPadOS 17 marcam também o adeus a alguns dispositivos.

O iOS 17 fica disponível para os iPhone XS e mais recentes, mas abandonando o iPhone X. O iPadOS 17 também abandona os iPad pré-2018, incluindo os iPad Pro originais de 12.9" e 9.7" de 2015 e 2016; mas é preciso relembrar que os modelos mais antigos, mesmo tendo acesso a esta versão, poderão não ter acesso a todas as funcionalidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)