2023/08/23

Desenvolvimento de óculos VR/AR é um caos total na Google

Apesar de ter sido pioneira com os Google Glasses, a Google não parece ter capacidade para criar uns óculos de realidade aumentada em resposta aos Vision Pro da Apple.

Enquanto o mundo aguarda com curiosidade para ver se os óculos Vision Pro da Apple irão ser um sucesso ou um flop, aquilo que parece estar assegurado é que irá demorar bastante tempo para que a Google tenha algum produto alternativo.

A Google parece estar mais interessada em criar um novo ecossistema, ao estilo Android, para suporte de óculos de realidade virtual e realidade aumentada; de modo a estar presente em óculos de todos os fabricantes. No entanto, com as múltiplas reestruturações, reduções de pessoal, e parcerias com empresas externas - como a Samsung - o resultado tem sido um verdadeiro caos, em que umas equipas não sabem o que as outras estão a fazer - num cenário compilado por alguns dos projectos quererem permanecer secretos e dificultarem a vida a outras equipas que poderiam beneficiar deles.

Também não ajudará que um desses projectos na Google esteja a ser liderado por Paul Greco, antigo CTO da Magic Leap, que apresentou os seus óculos como sendo uma grande revolução, e que se veio a revelar um grande fiasco.

Entre o preço exorbitante dos Vision Pro, e este caos na Google, quem poderá beneficiar é a Meta com os seus Oculus / Quest e a HTC com os Vive. Mas, ainda está por demonstrar que o futuro dos "óculos" tem mesmo futuro, ou se será um produto que continuará a apelar apenas a um nicho de mercado reduzido, apesar da insistência das marcas em os popularizar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)