2023/08/09

Gmail chateia utilizadores para activar Enhanced Safe Browsing

O Gmail tem estado a insitir na activação do Enhanced Safe Browsing, fazendo a pergunta repetidamente até a quem disse que não queria.

Não será de estranhar que um serviço faça recomendações que sejam de interesse dos utilizadores, e ninguém levaria a mal ao ver uma recomendação do Gmail a sugerir a activação do modo Enhanced Safe Browsing. No entanto existe uma ténue linha entre uma sugestão bem-vinda, e uma insistência que se torna exagerada, e a Google parece tê-la ultrapassado.

Muitos utilizadores do Gmail estão a enfrentar a recomendação frequente para activarem o Enhanced Safe Browsing, mesmo quando já disseram por várias vezes que não tinham interesse nisso. No meu caso pessoal penso que passei por cinco ou seis perguntas, ao longo de vários dias e dispositivos, até que finalmente fosse deixado em paz.
O modo Enhanced Safe Browsing promete proteger os utilizadores de sites e conteúdos potencialmente perigosos, como sites de phishing, fazendo verificação adicional dos URLs, downloads, extensões do browser, e também do próprio sistema. Mas sendo uma opção que actua não só sobre o Gmail como também sobre o funcionamento do Chrome - enviando dados adicionais para a Google - é algo que nem todos os utilizadores poderão estar dispostos a aceitar.

Para quem estiver interessado em activar o Enhanced Safe Browsing, poderá fazê-lo:
  1. Ir à sua conta Google
  2. Ir à página Security
  3. Descer até à secção Enhanced Safe Browsing
  4. Clicar em Manage Enhanced Safe Browsing e activar ou desactivar a opção

Poderá ter sido apenas um lapso da Google, mas é o tipo de lapso que em nada contribuirá para manter uma relação de simpatia com os utilizadores / clientes.

3 comentários:

  1. Extremamente irritante e activa o dns deles que faz bypass ao meu pihole. Não vejo isto como algo pro-utilizador mas sim pro-google.

    ResponderEliminar
  2. Além dos esquemas para te obrigarem a carregar nas promoções.

    ResponderEliminar
  3. Uma autêntica invasão de privacidade consentida em prol da segurança do utilizador. Até ficam a saber que sites adultos visitamos.

    ResponderEliminar