O LK-99 criou um reboliço na comunidade científica, ao prometer uma verdadeira revolução: tornar possível um supercondutor capaz de funcionar à temperatura ambiente e pressão ambiente. Seria um passaporte directo para um prémio Nobel, mas infelizmente parece que teremos que continuar a aguardar pela prometida revolução.
Para além das críticas de vários físico ao papel cientifico, que não referia vários pontos chave essenciais, diversas tentativas de replicar a experiencia do LK-99, em laboratórios de todo o mundo, têm resultado num falhanço completo.
With a great deal of sadness, we now believe that the game is over. LK99 is NOT a superconductor, not even at room temperatures (or at very low temperatures). It is a very highly resistive poor quality material. Period. No point in fighting with the truth. Data have spoken.
— Condensed Matter Theory Center (@condensed_the) August 8, 2023
Pelo contrário, os testes efectuados têm demonstrado que o LK-99 não só não é supercondutor a qualquer temperatura, como nem sequer é um bom condutor "comum", sendo até apelidado de ser um verdadeiro "anti-supercondutor".One aspect of ICQM and NTU (also NPL) results is the extreme high semiconducting/insulating resistivity (increases with decreasing T) with the room temperature resistivity ~ 2.10^5 https://t.co/K0eeC1u4kP which is billion times the Cu resistivity. LK99 seems to be an Anti-SC! pic.twitter.com/1Fj69whOIT
— Condensed Matter Theory Center (@condensed_the) August 8, 2023
Enquanto alguns ainda se agarram à esperança de que o LK-99 ainda seja real e queiram aguardar por testes indpendentes feitos na amostra original que deu origem à publicação original, a maioria está a dar o episódio por encerrado.
Actualmente, o supercondutor que funciona a temperatura mais elevado consegue fazê-lo a −23 °C mas necessitando de uma pressão imensa de 200 GPa; se for à pressão ambiente, o recordista recua para uns gélidos −135 °C. Ainda há um longo caminho a percorrer até que promessa de um supercondutor à temperatura e pressão ambiente seja concretizada.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)